09 de abril, de 2025 | 13:07
Hospital municipal de Ipatinga fará cirurgias ortopédicas com apoio do governo de Minas, diz secretário
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço O Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) ampliará os serviços de cirurgias eletivas com o início de procedimentos ortopédicos. Até então, o município de Ipatinga contava apenas com o Hospital Márcio Cunha (HMC) para esse tipo de intervenção. A ampliação será viabilizada com recursos do programa Opera Mais.A novidade foi compartilhada com a imprensa durante a visita do secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, a Ipatinga, na manhã desta quarta-feira (9). Ele participou do Encontro Regional da Saúde no Leste de Minas, realizado no auditório do HMEM. O evento contou com a presença do prefeito Gustavo Nunes (PL), anfitrião da reunião, além de prefeitos e secretários municipais das cidades que integram o Consurge (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço), o Consaúde, Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (Cimva) e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Ambiental de Minas Gerais (ARSAMB).
Ipatinga precisa deste hospital municipal para que possamos dar esse novo passo. Temos um compromisso do Governo de Minas, junto ao deputado João Vítor Xavier, para viabilizar um novo arco cirúrgico voltado às cirurgias ortopédicas, que representam um problema em todo o país. Esperamos, por exemplo, realizar, ainda nos primeiros quatro meses deste ano, o mesmo número de cirurgias que fizemos durante todo o ano passado. Isso mostra o esforço para zerar a fila das cirurgias eletivas”, anunciou Baccheretti.
Foi habilitado o nosso tão sonhado esperado Arco cirúrgico para que possamos dar continuidade e para que a gente possa também fazer a ampliação das cirurgias eletivas, essas cirurgias ortopédicas, mais especificamente falando, atendendo toda a região aqui do Leste do estado. Já foi habilitado, já está a ponto de bala para o secretário fazer o pagamento para o município e que vai atender todos das região, todos os municípios”, afirmou Gustavo Nunes durante a abertura da cerimônia.
Esse encontro mostra a força da união dos municípios. Quando falamos em conjunto, conquistamos mais representatividade política e técnica para transformar o atendimento em saúde e garantir respostas rápidas à população”, ressaltou o prefeito Gustavo Nunes, anfitrião do evento.
O secretário também afirmou que visitaria a UTI pediátrica, inaugurada no ano passado, com o objetivo de habilitá-la para realizar mais cirurgias pediátricas e ampliar o atendimento de qualidade.
Posto de coleta de sangue
Dentro de aproximadamente quatro meses, Ipatinga deverá contar com um Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) da Hemominas, com estrutura semelhante à de uma Unidade de Coleta de um hemocentro, operando em dias e horários previamente definidos. Com isso, doadores de Ipatinga e de cidades vizinhas não precisarão mais se deslocar até Governador Valadares para realizar a doação de sangue.
É importante destacar isso em conjunto com a ampliação das cirurgias. Estamos batendo recordes nesse tipo de procedimento e precisamos de mais sangue. Esse deslocamento que o pessoal de Ipatinga faz para doar sangue vai acabar. Já alugamos o imóvel, estamos em tratativas com a Vigilância Sanitária e o Hemominas entrará com o investimento em equipamentos. Esse posto trará mais conforto à população e, o mais importante, mais doações. Muita gente poderá doar perto de casa”, ressaltou o secretário.
Ele acrescentou que o processo de autorização sanitária não é complexo e que o treinamento das equipes costuma ocorrer em cerca de um mês. Somos o único estado que possui um posto avançado de coleta externa. É um exemplo que será seguido por outros estados. Já abrimos mais de 12 unidades e Ipatinga será mais uma. Com isso, conseguimos produzir mais bolsas de sangue. Vale lembrar que o sangue do Hemominas é o mais seguro do Brasil, sendo o único com inativação de patógenos”, garantiu.
Helicóptero para o Samu
Durante a coletiva, o secretário também anunciou que o Consurge, consórcio responsável pelo Samu e que abrange Ipatinga e outros 80 municípios, receberá um novo helicóptero dentro de um ano. A aeronave ficará baseada em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
A base em Valadares permite um tempo de resposta rápido do Samu aéreo. O Consurge terá um novo helicóptero, e vamos discutir formas de ampliar ainda mais a qualidade do serviço”, destacou Baccheretti.
Foi anunciado ainda que todas as Unidades de Suporte Básico (USB) do Samu, um tipo de ambulância, passarão a contar com eletrocardiogramas digitais, o que facilitará o diagnóstico de infartos durante o atendimento pré-hospitalar, possibilitando o início mais rápido do tratamento.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Rx
09 de abril, 2025 | 21:50Parabéns à todas autoridades envolvidas”
Matheus
09 de abril, 2025 | 15:39Quem tem prioridade são pessoas de fora do município por isso que encaminha as pessoas para upa que lá escolhe quem será atendido”
Marcela
09 de abril, 2025 | 14:44Até parece que o prefeito de Ipatinga MG,preocupa com a saúde do município, para o prefeito o importante é fazer shows e parecer nas fotos.”