
05 de abril, de 2025 | 08:35
Chuva pode atingir um acumulado de 50 a 80 mm até domingo em Ipatinga
A administração de Ipatinga divulgou, por meio das mídias sociais, um alerta de chuva a partir desta sexta-feira (4) até às 10h de domingo (6), com acumulado entre 50 e 80 mm.
Na publicação, a administração ressaltou que a Defesa Civil está de plantão e pode ser acionada por meio do telefone 3829-8181 e o Corpo de Bombeiros por meio do 193.
Nesta semana, o Diário do Aço noticiou que os moradores da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) podem se deparar com chuva moderada até a semana que vem, mais especificamente, na quinta-feira (10). A previsão foi feita pelo meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo, que concedeu entrevista ao jornal.
Claudemir destacou que a chuva vem a partir do avanço de uma frente fria sobre o litoral do Sudeste, aumentando a instabilidade atmosférica sobre a região.
Estado
A chuva prevista será capaz de atingir todo o estado, conforme alertou o governo de Minas. O motivo desta previsão também refere-se à força das áreas de instabilidade atmosféricas, de acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge).
Os avisos meteorológicos são enviados em tempo real para os celulares dos mineiros. Os interessados em receber os alertas devem enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da localidade para o número 40199.
Ainda segundo a divulgação feita pelo Governo do Estado, em situações de risco extremo, a Defesa Civil utiliza a rede de telefonia para emitir alertas sonoros e mensagens de texto pelo sistema Defesa Civil Alerta.
Cuidados
A Defesa Civil alerta para não subestimar a força da água; não tentar atravessar enxurradas; evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva; redobrar a atenção ao dirigir com mau tempo; e não estacionar veículos debaixo de árvores devido ao risco de raios e quedas.
Não é seguro se aproximar de cabos elétricos rompidos, e, durante ventania, é preciso manter-se afastado de janelas e objetos que possam ser levados pelo vento. Há ainda a necessidade de não permanecer em piscinas, rios e lagos ou utilizar aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica.
O cidadão pode contatar a Defesa Civil estadual por meio do 199, e a Polícia Militar pelo 190, em casos de emergência.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]