04 de abril, de 2025 | 14:31

Unileste e ICDS firmam parceria para capacitação no atendimento a crianças neurodivergentes

Divulgação
Iniciativa envolve clínicas especializadas e municípios parceiros  Iniciativa envolve clínicas especializadas e municípios parceiros

O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) e o Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento da Saúde (ICDS) firmaram, nesta semana, um convênio de cooperação técnica, acadêmica e de extensão voltado à capacitação de profissionais no atendimento a crianças neurodivergentes.

Conforme o Unileste, a parceria tem como objetivo fortalecer a formação acadêmica e profissional em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de ampliar o atendimento a crianças da rede pública. A iniciativa integra clínicas especializadas e municípios parceiros para garantir o acesso a intervenções eficazes, oferecer suporte às famílias e promover a capacitação contínua de profissionais da área.

Para Reynaldo Damasceno, diretor regional do ICDS, o convênio representa um avanço importante na inclusão e no atendimento especializado. “Nosso compromisso é assegurar que crianças neurodivergentes recebam um atendimento de qualidade. A parceria com o Unileste permite a formação de profissionais mais qualificados, beneficiando não apenas os estudantes, mas principalmente as famílias que necessitam desse suporte”, destaca.

O reitor do Unileste, Genésio Zeferino, ressalta o impacto social da iniciativa. “Essa parceria com o ICDS fortalece nossa conexão com a comunidade e contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades das pessoas neurodivergentes. Ao oferecer essa formação, preparamos nossos estudantes não apenas para o mercado de trabalho, mas também para um futuro mais justo e igualitário, no qual a diversidade é valorizada em todas as áreas da vida”, afirma.

Com a parceria, serão criados novos campos de estágio, além de projetos de pesquisa, cursos e eventos sobre o tema, impulsionando o avanço acadêmico e científico na área. “Queremos proporcionar um ambiente de aprendizado contínuo, onde nossos estudantes possam aprofundar seus conhecimentos e transformar realidades por meio da educação e da saúde”, acrescenta o pró-reitor acadêmico Marcelo Corrêa.

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