Matheus Valadares
Sadi Lucca afirmou que o objetivo principal é dar dignidade às famílias e diminuir o déficit habitacional do município
O sonho da casa própria pode se tornar realidade, em breve, para mais 500 famílias de Coronel Fabriciano. Na manhã desta segunda-feira (31/3), o governo municipal lançou mais uma etapa do Programa Habitacional “Fabri Meu Lar” – Minha Casa, Minha Vida/FAR Faixa 1. Durante a cerimônia, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras, que serão executadas pela Master Construtora.
Nesta fase, serão disponibilizadas 500 novas unidades habitacionais para beneficiar famílias de baixa renda do município. O empreendimento ficará localizado na rua Jequitibá, 22, bairro Córrego Alto. São 250 unidades denominadas de Coronel Fabriciano I e outras 250 unidades chamadas Coronel Fabriciano II.
O investimento total é de R$ 86 milhões, viabilizado por meio de um convênio com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal. O município também contribuirá com uma contrapartida de R$ 1 milhão, destinada a melhorias na infraestrutura do bairro.
Anteriormente, já haviam sido entregues 788 moradias. Com as futuras 500 unidades habitacionais, cuja previsão de conclusão é de 18 meses, o município totalizará 1.288 apartamentos populares construídos.
Para o prefeito Sadi Lucca (PL), o principal objetivo do projeto é reduzir o déficit habitacional em Coronel Fabriciano. O chefe do Executivo destacou ainda que a conquista de um lar próprio é essencial para proporcionar senso de pertencimento e qualidade de vida às famílias beneficiadas.
“É uma obra muito grande, é uma obra que vai atender mais de 100 funcionários diretamente. Tem uma relação direta com a cadeia da construção civil, com os depósitos de material de construção, com emprego na cidade, além de atender e beneficiar em torno de 3% da população de Coronel Fabriciano. Estamos falando de quase 3 mil pessoas que estarão tendo a sua dignidade, tendo a sua segurança do lar”, enfatizou Douglas Prado, secretário da Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente.
Matheus Valadares
Máquinas já trabalham no terreno em que será construído as moradias populares
“Em primeiro lugar, traz uma dignidade enorme para as famílias que hoje não têm uma casa para morar. Sabemos que ter um lar próprio significa garantir dignidade, segurança e um espaço de carinho e amor, algo fundamental para qualquer pessoa. É um trabalho conjunto de toda a nossa equipe. Temos ciência do déficit habitacional em Fabriciano e, por isso, buscamos esses projetos. Fico feliz em ver a cidade sendo contemplada e iniciando mais essa obra, que beneficiará 500 famílias”, afirmou.
Ainda segundo o prefeito, o município tem o direito de indicar famílias para cerca de 30% das moradias. O processo de seleção priorizará vítimas do último período chuvoso e moradores de áreas de risco.
“Faremos uma avaliação criteriosa, pois enfrentamos problemas graves durante as chuvas e sabemos que muitas moradias estão em áreas irregulares. Estamos cientes dessa necessidade e, por isso, vamos planejar a realocação dessas pessoas. Algumas famílias vivem atualmente com auxílio do aluguel social, e dentro desse processo realizaremos uma análise detalhada para garantir que sejam atendidas da melhor forma possível”, concluiu o prefeito em entrevista à imprensa.
Matheus Valadares
Douglas Prado deu detalhes sobre a estrutura do novo empreendimento
“É uma obra muito grande, é uma obra que vai atender mais de 100 funcionários diretamente. Tem uma relação direta com a cadeia da construção civil, com os depósitos de material de construção, com emprego na cidade, além de atender e beneficiar em torno de 3% da população de Coronel Fabriciano. Estamos falando de quase 3 mil pessoas que estarão tendo a sua dignidade, tendo a sua segurança do lar”, enfatizou Douglas Prado, secretário da Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente.
EstruturaConforme Douglas Prado o empreendimento já vem sendo trabalhado desde 2023, quando o município fez as inscrições e conseguiu ser contemplado na portaria do ministério.
Os Residenciais Coronel Fabriciano I e II contarão com apartamentos com 47 metros quadrados, dois quartos, um banheiro, sala e cozinha com copa conjugada. O condomínio terá uma área social com quadra e centro esportivo, playground, infraestrutura de condomínio, uma área para depósito dos lixos, guarita, entre outros.
InscriçõesAs inscrições para participar do processo de seleção dos contemplados será iniciada quando as obras atingirem 30% de conclusão.
“Esse cadastro vai ser on-line e também vai atender a questão do CadÚnico. Famílias que queiram fazer com que sua inscrição seja efetivada, já iniciem uma atualização do seu Cadastro Único, seu nos CRAS, nos atendimentos da assistência social. Após o cadastro on-line a gente passa para o sorteio. Os critérios serão divulgados assim que as pessoas iniciarem o processo de seleção”, explicou Douglas Prado.