31 de março, de 2025 | 07:40
Prefeito de Ipatinga e presidente do Consurge se reúnem com novo ministro da Saúde
Soluções para desafogar o sistema de atendimento ao público, principalmente na atenção básica e urgência, são a pauta principal do encontro
Em busca de medidas mais efetivas para desafogar o sistema de saúde no município e região, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), se reuniu neste sábado (29) com o novo ministro titular da pasta, Alexandre Padilha. A informação foi divulgada pela administração municipal.O encontro foi promovido no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), em Belo Horizonte. Acompanhado de Ernany de Oliveira Duque Júnior, diretor do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge/Samu), do qual Gustavo é o atual presidente, o assunto principal foram novas ações que possam impactar positivamente no sistema de atendimento à população em suas demandas diárias.
Foi a primeira vez que Alexandre Padilha esteve na capital mineira depois de ser empossado no Ministério da Saúde. Ele assumiu a pasta no último dia 10 de março, no lugar de Nísia Trindade. Padilha deixou o Ministério de Relações Institucionais, responsável pela articulação política do governo, com o desafio de ampliar o acesso da população a especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme repassado pelo governo municipal, Gustavo Nunes e Alexandre Padilha discutiram pautas importantes que podem impulsionar o atendimento na atenção básica, de urgência, de média e alta complexidade, entre outras áreas estratégicas.
Nas pautas relacionadas ao consórcio, eles discutiram sobre a adesão ao cofinanciamento federal para aumentar os valores atualmente repassados aos Consórcios de Saúde, a renovação da frota de ambulâncias, mais recursos para o Núcleo de Educação Permanente (NEP), programa destinado ao treinamento e capacitação dos profissionais com cursos voltados para atenção às Urgências e Emergências, além da busca pela melhoria das condições salariais para os condutores socorristas.
Apresentamos ao ministro as necessidades dos municípios para enfrentar a pressão sobre a capacidade de atendimento em saúde, os custos que o município precisa para bancar os serviços com qualidade e somar forças para evitar a redução dos atendimentos em Ipatinga, que é referência para a Região Metropolitana do Vale do Aço, e também nos 81 municípios que integram o Consurge”, destacou o prefeito.
Para Gustavo, os municípios estão trabalhando intensamente para honrar o compromisso com todos os cidadãos. Nesse sentido, precisamos avançar no diálogo com o Estado e a União, e fortalecer a regulação para garantir que o sistema funcione de maneira mais equilibrada para todos. Estamos juntos para encontrar ainda outras soluções que melhorem o atendimento à população. Isso é o que de fato importa”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Rj
31 de março, 2025 | 17:15Ô Zé Gerardo Perêra, se o guverno federar é da petezada, ele vai juntar cum quem para trazer recursos prêu, procê e pranóis? Cum Minto Inelegível, Inviajável e, agora, "Réu do Gado" é qui num vai diantá nadica de nada memo. Nem condo ele foi prisidente, diantava.”
Gildázio Garcia Vitor
31 de março, 2025 | 13:44? Sr. Prefeito, assim, os meus detratores, que acreditam que "Comuna verdadeiro" não pode parabenizá-lo pelos acertos, vão terminar me mandando para os EUA.
Parabéns! Continue buscando melhorias para a cidade.
Os cidadãos-eleitores de Ipatinga têm os seus direitos e interesses garantidos pela CF, que estão muito acima das
nossas diferenças político-ideológicas.
Sr. Roberto Selken, parabéns pela análise e pelo comentário! Afinal, o Homem fez, recentemente, 31 anos.”
Roberto Selken
31 de março, 2025 | 11:29Parabéns prefeito!! O interesse da população de Ipatinga acima de ideologias e alucinações! Um grande sinal de maturidade política e empatia com a nossa população!”
Jose Geraldo Pereira
31 de março, 2025 | 09:37Juntou comptzada já perdeu meu voto”
Atenta
31 de março, 2025 | 08:03O TEMPO é o principal vilão da saúde. Ele não para,passa rápido e as doenças avançam cruelmente. Imploro, menos conversa,mais OBJETIVIDADE. Retornem com as cirurgias e exames para a população, em especial renovem logo o contrato com Hospital dos Olhos ,Ipatinga. Pararam o tratamento de meu marido por suspensão de Contrato.”