29 de março, de 2025 | 14:30
Ipatinga recebe 1.000 microchips para controle e identificação de cães e gatos
Divulgação
Ipatinga está entre os sete primeiros municípios de Minas a concluir capacitação avançada do Prodevida

O município de Ipatinga está entre os sete primeiros de Minas Gerais a concluir a capacitação avançada do Programa Regional em Defesa da Vida Animal (Prodevida), iniciativa promovida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).
O reconhecimento foi oficializado durante solenidade nesta sexta-feira (28), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte. Como parte da premiação, Ipatinga recebeu 1.000 microchips, que serão utilizados no controle e identificação de cães e gatos no município. Além disso, a cidade também foi certificada pela conclusão do curso Temas Avançados em Gestão de Manejo Populacional de Cães e Gatos”, realizado em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna Animal (CEDA) e o Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC), informou o governo ipatinguense.
Políticas de proteção animal
O secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, representou Ipatinga no evento e destacou a importância da capacitação para fortalecer as ações já desenvolvidas na cidade: Esse reconhecimento estadual mostra o comprometimento de Ipatinga com políticas públicas eficazes para o controle populacional de animais. A aplicação dos microchips vai aprimorar ainda mais nosso trabalho, garantindo identificação e maior segurança para cães e gatos do município”, salientou.
Ipatinga já conta com diversas iniciativas voltadas ao bem-estar animal, como o Centro de Acolhimento Transitório de Animais (CATA), que oferece abrigo temporário, vacinação, castração e adoção responsável. O município também mantém um programa de castração gratuita, com agendamentos via aplicativo Fala Ipatinga”, além de mutirões itinerantes para ampliar o acesso da população ao serviço.
Outro destaque é a estruturação de um abrigo emergencial para acolher animais resgatados em períodos de chuvas, garantindo um espaço seguro até que sejam adotados ou retornem às suas famílias
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]