30 de março, de 2025 | 08:30
Morador de Ipatinga retrata paisagens do município com maquetes com materiais recicláveis
Enviada ao Diário do Aço
Natural de São Domingos do Prata, Alexandre, de 45 anos, veio para Ipatinga aos sete
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço 
Alexandre Costa, de 45 anos de idade, é morador do bairro Iguaçu, em Ipatinga, e produz maquetes que retratam as paisagens da cidade, como o cartão-postal”, Parque Ipanema. Para fazê-las, Alexandre utiliza materiais, especialmente recicláveis, como isopor, madeira, papelão, pregos e parafusos, bem como cola e massa corrida confeccionadas em embalagens que podem ser recicladas.
No Vale do Aço, os principais trabalhos do artista, que também é dono de uma loja local, foram a produção da maquete do Parque Ipanema e da Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé, também no Iguaçu.
O parque é um lugar onde as famílias da região vão para se divertir, caminhar, praticar esportes, e há também os quiosques, feitos para momentos de lazer. As pessoas podem escutar uma música ao vivo, tomando uma cervejinha. Isso é muito importante para a cidade, sem contar que é uma área bem bonita”, opina.
Para Alexandre, a cidade tem muito a ser explorada. Afinal, é o local onde moramos. Porém, infelizmente, os meus trabalhos ainda não atingiram um público legal para que eu pudesse fazer bem mais locais de Ipatinga”, menciona.
Enviada ao Diário do Aço
Os trabalhos de maior destaque do artista são as maquetes do Parque Ipanema e da Escola Barnabé

Ferromodelismo
Morador de Ipatinga desde os sete anos, Alexandre é natural de São Domingos do Prata, e conta que o seu interesse pelas maquetes começou em 2013, quando se encantou pelo ferromodelismo, um hobby que reproduz em modelos o sistema ferroviário.
É uma construção de ferrovias para rodar miniaturas de trens em escalas bem pequenas, e existem várias escalas. Quando comecei, fiz a escala HO, que é de 1/87. Hoje estou na escala N 1/160. Comecei a fazer por hobby, e, em 2019, passei a comercializar”, relata.
Ele destaca que é chamado para fazer trabalhos para empresas e escolas da região. Embora já tenha feito de alguns lugares do Vale do Aço, a maior procura é para trabalhos escolares, e também faço por hobby. Produzo maquetes de vários locais, como escolas, parques, fazendas, bacias hidrográficas, castelos, casas, dentre outros”, complementa.
O trabalho de Alexandre pode ser acompanhado por meio do Instagram @maquetesdovale
e do Blog maquetesdioramas.blogspot.com.
Enviada ao Diário do Aço
Maquete do Parque Ipanema, cartão-postal da cidade ipatinguense

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Geraldo
31 de março, 2025 | 18:21Parabéns Alexandre. Muito interessante e diferente seu trabalho.”
Geraldo
31 de março, 2025 | 18:19Parabéns. Muito interessante e diferente o trabalho.”
Rudson Melo
30 de março, 2025 | 21:31Parabéns Alexandre , como seu primo, sempre vi esse dom em vc em construir coisas , sempre um artista”
Gildázio Garcia Vitor
30 de março, 2025 | 10:07Que coisa maravilhosa! Parabéns Alexandre! Espero que faça muito mais obras de artes da nossa cidade. Você poderia fazer dos bens culturais tombados, ou pelo menos de alguns, como as Igrejas do Horto e do Ipaneminha.”