28 de março, de 2025 | 06:00
Associação AmarTDAH/T21 faz atividade de conscientização e inclusão
Enviada ao Dário do Aço
Neste mês, outras duas atividades já foram executadas com os voluntários e associados da entidade
Por Sofia Carvalhido - Estagiária sob supervisão
Neste mês, outras duas atividades já foram executadas com os voluntários e associados da entidadeA AmarTDAH/T21, uma associação sem fins lucrativos, está executando ações sociais voltadas à conscientização e inclusão das pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Síndrome de Down (T21). Em entrevista ao Diário do Aço, a professora de Educação Infantil e integrante da associação, Karla Abreu, de 48 anos, contou mais sobre a entidade e sobre a última ação social deste mês, marcada para este domingo (30).
A última ação do mês será o evento enTENDA T21”, que contará com uma carreata saindo da sede da associação até o Euphoria Park, onde será feita uma roda de conversa com jovens T21 mediada por uma psicóloga, além de atividades de psicomotricidade para crianças e um café compartilhado. Aguardamos ansiosos pela participação de todas as famílias T21 para fortalecermos a conscientização e o despertar de uma rede de apoio”, afirmou Karla.
Especialmente no mês de março estamos trabalhando a sensibilização e conscientização da Síndrome de Down (T21)”, afirma Karla. A primeira ação social foi um adesivaço”, em que os pais associados adesivaram seus carros com fotos dos filhos, informando que todos podem ser uma rede de apoio. Em seguida, foi feita uma oficina de fotografia no Parque Ipanema, com a coordenação da fotógrafa Valéria Neres, com as pessoas com Síndrome de Down. "Os jovens foram certificados pela preciosíssima participação", conta a professora.
Em seguida, membros da associação participaram do 14º Seminário da Síndrome de Down em Belo Horizonte, com o objetivo de se capacitarem para oferecer um acolhimento cada vez mais eficaz às famílias.
A associação nasceu de um grupo de amigos com vivências familiares nessas condições, e desde seu surgimento, em 2021, se dedica a oferecer apoio, capacitação e informações para famílias, profissionais da saúde e educação. A AmarTDAH/T21 também busca ampliar a participação de novos colaboradores. Todos são muito bem-vindos e podem entrar em contato conosco por nossas redes sociais, WhatsApp e e-mail para se tornar parte da nossa história”, destaca Karla.
A sede está localizada na rua Carlos Gomes, número 172, bairro Ideal, em Ipatinga. É possível entrar em contato com a equipe por meio do Instagram, no perfil @amartdah, ou pelo número de WhatsApp (31) 97172-0121.
Amparo social
O presidente da associação, Ney Robson, ressaltou a importância da dedicação dos voluntários. Uma associação nasce, basicamente, da necessidade de amparo social e na AmarTDAH/T21 reafirmamos todos os dias sobre a condução e conduta sérias de seus membros, que demandam sacrifícios e conhecimento, pessoas abrindo mão de um espaço do seu tempo para cuidar, voluntariamente, de outras pessoas ou de seus interesses. Nos dedicamos para fazer cada vez mais e melhor”, comenta.
Daniella Cotta Brito, mãe de Thales, de 10 anos, que tem T21, e voluntária na associação, também compartilhou a importância de se buscar recursos adequados para a estimulação das crianças com desenvolvimento atípico. Encontrar pessoas dispostas a contribuir sendo rede de apoio nos encoraja e traz o sentimento de que não estamos sozinhos. Este é o propósito da Amar, e suas ações têm se consolidado nesse sentido”, conclui Daniella.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















