27 de março, de 2025 | 15:56
Coronel Fabriciano promove caminhada de conscientização sobre o autismo
Divulgação
A concentração da caminhada será a partir das 8h30, na Praça Sérvulo Roque e seguirá até a Praça da Estação

Em parceria com a OPAA (Organização dos Pais e Amigos dos Autistas), a administração de Coronel Fabriciano promove na próxima quarta-feira (2/4) uma caminhada em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no mesmo dia, 2 de abril. A concentração da caminhada será a partir das 8h30, na Praça Sérvulo Roque e seguirá até a Praça da Estação, detalhou o governo.
A caminhada busca conscientizar e reforçar a importância do conhecimento para a inclusão, aceitação e respeito, além de esclarecer os direitos das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste ano, o tema abordado é "Informação gera empatia, empatia gera respeito".
Venha participar conosco dessa caminhada para juntos fortalecemos a importância da causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, convida Karla Carvalho, secretária de Governança de Assistência Social.
Escola de Pais
A Escola de Pais da Rede Municipal de Coronel Fabriciano, iniciada em 2023, apoia a educação de crianças atípicas. Com encontros adaptados às necessidades da comunidade escolar, oferece um espaço para aprendizado e troca de experiências. Cada oficina de duas horas é conduzida por profissionais como psicólogos e educadores, visando orientar os pais, fortalecendo compreensão e empatia.
Até hoje, participaram 257 pais em sete escolas municipais, recebendo certificados, simbolizando o comprometimento. A nossa diferença, é que uma escola de pais voltada para pessoas com deficiência, ou seja, educação inclusiva. E passando informações para os pais, os pais se sentem mais seguros a lidar com os filhos”, conta o secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra.
Projeto AMA
Em fase piloto, o Projeto AMA: Atendimento Multidisciplinar do Autismo e outras deficiências é desenvolvido na Unidade Saúde Tereza Leopoldina, no bairro Recanto Verde. A intenção é envolver as Secretarias de Saúde e Educação com o objetivo de oferecer suporte multiprofissional no território, com a tentativa de aproximar a equipe da UBS junto às crianças e suas famílias formando uma rede de apoio.
Nós teremos oito encontros, onde serão realizadas oficinas com as crianças e atendimento individualizado também com psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogo, enfermeiro e médicos para suporte. E o apoio também para a família é essencial para o desenvolvimento da criança”, esclarece Mayara Ribeiro, Enfermeira da UBS.
A intenção é que o serviço seja expandido para todas as Unidades de Saúde do município. Fabriciano já dispõe do SERDI, o Serviço Especializado de Reabilitação da Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), que oferece assistência por meio de terapias. Além disso, o CAPSI realiza o acompanhamento e a assistência a crianças e adolescentes em processo de diagnóstico ou em uso de medicação. Diante da crescente demanda por atendimento a crianças com necessidades especiais, o serviço precisa ser ampliado.
A construção de um Centro de Referência Especializado no Atendimento a Pessoas com o TEA e as demais deficiências é uma proposta desse governo”, explica Karla.
Serviços
Em Coronel Fabriciano, os atendimentos ao público autista estão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: UBS - Unidades Básicas de Saúde; SERDI - Serviço Especializado de Reabilitação da Deficiência Intelectual e TEA; CAPSi - Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil- Rua Ephren Macedo, 259, Santa Helena.
Atendimento a crianças e adolescentes em crise de 0 a 18 anos: Telefone (31) 3406 -7422/WhatsApp: (31) 99735-9581. CASAM - Centro de Atenção Psicossocial CAPSII - Rua Vale do Tocantins, 51, Morada do Vale. Atendimento a pessoas em crise, maiores de 18 anos: Telefone (31) 3406-7421/WhatsApp: (31) 99859-7977
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]