27 de março, de 2025 | 14:07

Santana do Paraíso e Ipatinga lideram índice de transferência de veículos


O 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga divulgou, nesta quinta-feira (27/3), os dados sobre transferências e emplacamentos de veículos automotores na área da Unidade Regional de Ipatinga. A transferência de veículos é o processo de mudança de proprietário (o que não implica necessariamente em aumento de frota, vez que o veículo pode ser transferido apenas de propriedade dentro de um mesmo município), enquanto o emplacamento refere-se ao registro e identificação do veículo junto à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET).

Com base nos dados levantados entre 2022 e 2024, observou-se na região um aumento de aproximadamente 20% no total de veículos transferidos. Em 2022, foram realizados 53.207 (toda regional) processos de transferência, enquanto em 2024 esse número subiu para 63.955.

No ranking dos municípios com maior crescimento nas transferências, Santana do Paraíso lidera com um aumento superior a 59%. Em segundo lugar, está Coronel Fabriciano, com crescimento de quase 32%, seguido por Iapu, que registrou aumento de mais de 30%.

Outro dado relevante do estudo são os emplacamentos de veículos novos (zero quilômetro). Considerando toda a região, houve um aumento superior a 41% nessa modalidade: em 2022, foram emplacados 5.407 veículos, enquanto em 2024 esse número chegou a 7.637.

Entre os municípios com maior crescimento nos emplacamentos, destacam-se Santana do Paraíso (60%), Ipatinga (mais de 47%) e Coronel Fabriciano (mais de 33%). Todos os municípios da região apresentaram aumento nesse indicador, sendo o menor registrado em Iapu, com 4,62%.

Frota teve redução geral em um ano

A estatística também revela uma leve redução geral da frota de veículos na região, com decréscimo de 0,76%. Em 2022, a frota era de 303.303 veículos, enquanto em 2024 esse número caiu para 300.997. Apesar disso, a maioria dos municípios registrou aumento na frota.

Os maiores destaques foram Santana do Paraíso (mais de 18%), Ipaba (mais de 8%) e Açucena (quase 5%). Por outro lado, Ipatinga apresentou redução de mais de 3%, e Timóteo teve queda de 0,11%.

O acompanhamento dos dados relativos à frota de veículos é importante por diversos motivos, como qualidade de vida, fatores econômicos, impacto ambiental, segurança, gestão de trânsito e planejamento urbano.

O estudo permite concluir que houve um aumento significativo tanto nos processos de transferência de veículos (mais de 20%) quanto nos emplacamentos de veículos novos (mais de 41%). Apesar da leve redução na frota geral, causada principalmente pela queda registrada em Ipatinga (3,96%), o município continua liderando em números absolutos, com 155.192 veículos em circulação em 2024. Outro destaque do estudo é o desempenho de Santana do Paraíso, que apresentou crescimento em todas as categorias analisadas.

O delegado-geral, Gilmaro Alves, acrescenta que este o estudo abrangeu todas as unidades regionais da área do 12º DPC, incluindo, além de Ipatinga, as regionais de Caratinga, Itabira, João Monlevade, Ponte Nova e Manhuaçu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário