26 de março, de 2025 | 15:45

Elis Regina faria 80 anos este mês e continua sendo marcante na MPB

Reprodução
Ecad divulga as músicas mais gravadas por Elis ReginaEcad divulga as músicas mais gravadas por Elis Regina
Uma das vozes mais marcantes da música brasileira, Elis Regina completaria 80 anos no último dia 17 de março. Para homenagear essa artista inesquecível, que faleceu no auge da carreira aos 36 34 anos de idade, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) realizou um levantamento especial com os seus dados musicais.
A análise abrange as obras interpretadas e gravadas por Elis que mais tocaram no Brasil nos últimos cinco anos, considerando diferentes segmentos de execução pública. Entre as músicas mais regravadas com a sua participação como intérprete, "Águas de março", de Tom Jobim, é a líder, com 13 gravações identificadas na base de dados. "Upa neguinho!", de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri, e "Madalena", de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza, também estão entre as mais regravadas.
Reprodução
A artista reunida com seus três filhos pequenos, no auge da carreira: voz inesquecívelA artista reunida com seus três filhos pequenos, no auge da carreira: voz inesquecível
Já a obra mais executada com Elis Regina como intérprete é "Como nossos pais", de Belchior. Na sequência, destacam-se "Águas de março", de Tom Jobim, e "O bêbado e a equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc, ambas imortalizadas em sua voz e amplamente reproduzidas em diversos segmentos de execução pública.

Legado vivo
O legado de Elis segue vivo por meio de suas gravações e da execução pública de suas interpretações. A artista, que marcou gerações com sua voz potente e interpretações emocionantes, continua presente nas playlists e nas ondas do rádio, sendo reverenciada por fãs de todas as idades. Como determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98), os herdeiros da artista continuarão a receber os rendimentos em direitos autorais por suas músicas por 70 anos após sua morte (ou de autores parceiros, no caso de músicas feitas em parcerias).

O Ecad é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que centraliza a arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública no Brasil. Administrado por sete associações musicais (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC), o instituto representa os titulares de obras musicais e fonogramas, garantindo que os criadores e intérpretes sejam devidamente remunerados pelo uso de suas músicas

A seguir, o ranking das músicas interpretadas por Elis Regina mais tocadas no Brasil nos últimos cinco anos nos segmentos de rádio, sonorização ambiental, casas de festa e diversão. Fonte: Ecad.

Posição - Música - Autores
1 - Como nossos pais - Belchior
2 - Águas de março - Tom Jobim
3 - O bêbado e a equilibrista - João Bosco / Aldir Blanc
4 - Madalena - Ivan Lins / Ronaldo Monteiro de Souza
5 - Alô alô marciano - Rita Lee / Roberto de Carvalho
6 - Casa no campo - Tavito / Ze Rodrix
7 - Só tinha de ser com você - Tom Jobim / Oliveira Louis
8 - Tiro ao Álvaro - Oswaldo Molle / Adoniran Barbosa
9 - Romaria - Renato Teixeira
10 - Aprendendo a jogar - Guilherme Arantes



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário