26 de março, de 2025 | 08:50
Queda na produção e aumento dos preços do cacau preocupam confeiteiras no Vale do Aço
Por Sofia Carvalhido - Repórter Diário do AçoNesta terça-feira (25), a Costa do Marfim, na África, maior produtora de cacau do mundo, anunciou que diminuirá a oferta do fruto nos mercados internacionais ainda na próxima safra. Essa decisão é uma resposta ao declínio em sua produção pelo segundo ano consecutivo. Esta é uma das consequências causadas pelas mudanças climáticas e atingem o consumo do cacau em todo o planeta. Nesse sentido, as confeiteiras Fernanda Delfior e Ludmyla Lana, do Vale do Aço, já relatam mudanças nos cardápios para a Páscoa e tentativas de contornar o aumento dos preços do cacau.
Ambas as confeiteiras trabalham com chocolate quase que diariamente e, apesar do aumento sazonal dos preços pela chegada da Páscoa, Ludmyla, de 37 anos, proprietária da Doce Luiza Confeitaria, em Timóteo, se assustou com o valor encontrado nas distribuidoras: Este ano o valor dobrou, o que dificulta muito para a gente repassar para o cliente”.
Fernanda, de 44 anos, proprietária da Fê Delfior Confeitaria, em Ipatinga, explica a sensibilidade do cacau em relação às mudanças climáticas: O cacau é muito sensível ao clima, tanto o clima muito frio quanto o clima muito quente. E com esse desequilíbrio climático, diminuiu muito a produção do cacau e, consequentemente, elevou o preço de tudo o que vem dele”.
Mercado nacional
No começo desta semana, como noticiado pela Agência Brasil, o fundo de investimento para pequenas propriedades do país, Kawá, divulgou que pretende arrecadar até R$ 1 bilhão até 2030 para o investimento em projetos relacionados à cadeia de produtividade do cacau na Bahia e Pará, estados que correspondem a 95% da produção da fruta em todo o Brasil.
Enviada ao Diário do Aço
Ludmyla Lana busca alternativas para manter a qualidades dos produtos e dos preços

Apesar de fazer parte da lista dos maiores produtores de cacau do mundo, ocupando a sexta posição, atrás apenas da Costa do Marfim, Gana, Equador, Camarões e Nigéria, a produção nacional não é autossuficiente, dependendo da importação da fruta para suprir as necessidades do mercado brasileiro.
Por isso, estes recursos que serão investidos se direcionam ao custeio de adubo, irrigação, maquinário, mão de obra e adensamento com mudas. Sobre a queda nas produções de cacau, Fernanda relembra que, apesar dessa diminuição, a demanda pela fruta para fazer chocolates e derivados” contina em todo o mundo.
Em alguns supermercados de Ipatinga, o valor do cacau em pó varia entre R$ 8 e quase R$ 40. E, nesse sentido, alguns ovos de Páscoa, que já estão expostos nos corredores, estão com preços acima de R$ 90, a depender da marca e do conteúdo dentro do alimento.
Cardápio para a Páscoa
Enviada ao Diário do Aço
Fernanda Delfior está buscando novas receitas para reduzir o uso do chocolate e manter preços aos clientes

Com o aumento nos preços, Ludmyla e Fernanda buscarão ideias alternativas. Vamos ter que nos adaptar, encontrar produtos mais acessíveis - mantendo o padrão de qualidade -, inovar. Na confeitaria, temos vários nichos que podemos explorar, como biscoitos, bolos ou sobremesas e adaptar os grandes ovos de Páscoa por algo um pouco menor”, diz Ludmyla.
Na mesma perspectiva, Fernanda destaca que, apesar do uso tradicional do chocolate nesta época do ano, novas possibilidades devem ser exploradas: Estamos pensando em receitas novas, receitas diferentes, que diminuam o uso do chocolate. Justamente para não levar esse aumento aos nossos clientes”, afirma.
Histórias
Ludmyla Lana está no 3º período de Nutrição pela UniFatecie e começou a trabalhar com doces em 2017, como profissional autônoma. Seu primeiro bolo foi feito em 2016, para o aniversário da mãe e, após isso, ela diz que se apaixonou pela confeitaria: Lembro que durante a minha infância e adolescência, minha mãe fazia ovos de Páscoa e bombons para vender no centro de Timóteo”. É possível entrar em contato com ela por meio do Instagram @ludlana.
Fernanda também começou sua trajetória com doces a partir do aniversário da mãe, quando fez um curso de confeitaria em Ipatinga, para iniciantes. Passada a comemoração de aniversário, ela decidiu fazer outros bolos e doces e levou para alguns amigos, que passaram a indicá-la para algumas lojas na cidade e outras pessoas no município. Sua marca pode ser encontrada no perfil @fedelfior.
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