21 de março, de 2025 | 15:49
Prefeito de Ipatinga discute demandas prioritárias da saúde com secretário de Estado
Divulgação
Implantação do Posto de Coleta Avançado do Hemominas e habilitação da UTI Pediátrica são destaques da reunião entre Gustavo e Baccheretti

A saúde de Ipatinga foi pauta de uma reunião importante nesta quinta-feira (20), em Belo Horizonte. O prefeito Gustavo Nunes (PL) se encontrou com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, para tratar de demandas urgentes do município, com destaque para a aceleração do processo de documentação para a implantação do PACE (Posto de Coleta Avançado do Hemominas) e a habilitação permanente dos oito leitos da UTI Pediátrica do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM). As informações são da administração ipatinguense.
O PACE já conta com um imóvel alugado e aguarda apenas as documentações e adaptações por parte do Estado para iniciar seu funcionamento. A unidade será fundamental para garantir um fluxo mais ágil e eficiente na coleta de sangue, beneficiando toda a região.
Já a habilitação dos oito leitos da UTI Pediátrica do HMEM é essencial para consolidar o atendimento infantil de alta complexidade, pelo SUS, em Ipatinga. Atualmente, a unidade está em funcionamento, mas a oficialização garantirá maior segurança e estabilidade para a manutenção dos serviços.
Gustavo Nunes ressaltou a importância do apoio do Governo do Estado para avançar nessas questões. "Sabemos dos desafios que a saúde pública enfrenta, e contar com o suporte do Estado é essencial para garantir um atendimento digno à nossa população. Estamos trabalhando para melhorar nossa estrutura e oferecer cada vez mais qualidade nos serviços prestados", assegurou.
O secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, reforçou que a implantação do PACE e a habilitação da UTI Pediátrica são demandas fundamentais para o avanço na qualidade dos atendimentos. A estrutura já está pronta, e agora precisamos da agilidade do Estado para garantir que esses serviços estejam plenamente operacionais”.
Outros temas
Durante a reunião, também foram debatidas outras demandas, como a liberação de novas ambulâncias e a regularização dos repasses estaduais em atraso, especialmente os referentes aos anos de 2016 e 2017. Os atrasos impactaram significativamente os serviços de saúde, e a Prefeitura segue buscando um acordo para aliviar a pressão financeira na rede municipal de atendimento.
O compromisso da gestão municipal é seguir buscando soluções e recursos que possibilitem a melhoria contínua do sistema de saúde em Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Samu
22 de março, 2025 | 10:47Reuniões que não resolvem nada, tem dois anos que a UPA falta maca, e nada foi feito. Ambulâncias do SAMU e Bombeiros ficam paradas sem poder atender a população até por 4 horas. Uma vergonha. Cadê os vereadores que são fiscal do povo? Podiam ir lá fazer uma reportagem e denunciar esse descaso com o povo. Pois sempre que há uma demora no atendimento a culpa sempre é nossa e não daqueles que ao invés de gerir com eficiência fica aí fingindo que tá tudo uma mil maravilhas.”
Atenta
21 de março, 2025 | 15:55Enquanto discutem,blá, blá, blá, quem precisa de cirurgias do olho iniciadas ano passado,no Hospital dos Olhos, está com risco de perder a visão por causa da descontinuidade do tratamento. Retorno urgente CLAMAMOS....”