20 de março, de 2025 | 17:20
Paralisação do corpo clínico do Hospital Maternidade de Timóteo começa nesta sexta
Divulgação
Decisão foi motivada pelo atraso no pagamento dos vencimentos dos profissionais da casa de saúde
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Começa nesta sexta-feira (21) a paralisação do corpo clínico do Hospital Maternidade de Timóteo (HMT). Desta forma, apenas o pronto socorro estará em funcionamento para atender casos de urgências e emergências, enquanto os atendimentos eletivos não serão efetuados.
O anúncio foi feito durante a semana, por meio do advogado Maicon Reis, que representa os profissionais da saúde que atendem na unidade. A decisão foi motivada pelo atraso no pagamento dos vencimentos dos profissionais da casa de saúde gerida pela mantenedora Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus.
Maicon Reis, Advogado e representante dos profissionais, reforça que há pendências financeiras com alguns profissionais relativas aos últimos meses do ano passado e de serviços prestados nos primeiros meses do ano.
Conforme nota oficial publicado por Maicon Reis, há inadimplemento contratual da mantenedora Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, que não efetuou o pagamento integral dos honorários médicos pelos serviços prestados entre 20 de janeiro e 19 de fevereiro, correspondentes à Nota Fiscal de fevereiro/2025, e mantém pendências financeiras com alguns profissionais relativas ao período de 20 de novembro a 19 de dezembro, referentes à Nota Fiscal de dezembro de 2024”, escreveu.
Referente ao período de 20 de novembro a 19 de dezembro que é da nota fiscal referente a dezembro de 2024 que deveria ter sido paga em 10 de janeiro deste ano, depois teve um acordo onde o município falou que pagaria para a mantenedora 50% no dia 10 de março e 50% no dia 20 de março, mas depois veio a público falando que já tinha repassado para a mantenedora o valor suficiente para pagar todo o pessoal empregados e prestadores de serviços. A mantenedora, ao receber esse recurso, não pagou, não destinou todo recurso para pagamento do pessoal, ela pagou outros fornecedores também”, afirmou o advogado.
O advogado detalha ainda que os profissionais do Corpo Clínico ainda não receberam qualquer garantia formal de pagamento pelos serviços prestados entre 20 de fevereiro e 26 de março.
Os médicos precisam receber, porque eles também têm despesas para pagar. Esse atraso no pagamento vem sem juros, sem correção, o contrato que eles firmaram com a mantenedora do hospital consta expressamente que a mantenedora só paga aos médicos se ela receber do município. Ocorre esses atrasos, o município paga em atraso sem juros, sem correção, sem penalidade, a mantenedora paga aos médicos também sem juros, sem correção, sem nenhuma penalidade, mas os médicos eles estão com todas as despesas que eles têm para pagar, tem os impostos, inclusive municipais que eles têm que pagar, tem ISS sobre a nota fiscal, tem IPTU por causa dos imóveis”, argumentou.
Posicionamentos
O Diário do Aço procurou a assessoria do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, gestora do HMT, que respondeu o seguinte: "A OSSHMTJ informa que, em reunião realizada nesta data (20/03/2025 às 14h30), com a presença do Prefeito Sr. Capitão Victor, dos Secretários de suas respectivas Pastas, representantes da OSSHMTJ e representante dos médicos que atuam no HMT, a fim de resolver a situação apontada, evitando quaisquer paralisações dos serviços médicos".
A administração timoteense também foi procurada, mas não respondeu até o fechamento desta reportagem. No dia 18 deste mês, o governo municipal enviou uma nota à Itatiaia, no qual afirmou que acredita que todos os profissionais, comprometidos em salvar vidas, estão imbuídos em não deixar aqueles que precisam sem o devido atendimento”.
Além disso, foi informado que todos os envolvidos na transição da gestão do hospital municipal estão cientes dos compromissos assumidos e cumpridos, tanto pela atual gestora hospital maternidade Therezinha de Jesus quanto da atual gestão municipal.
Nova gestora
Nesta sexta-feira (21) o governo de Timóteo irá divulgar a próxima mantenedora do HMT. O anúncio será feito no fim da tarde, durante coletiva de imprensa no gabinete do prefeito Capitão Vitor Prado (Republicanos).
Conforme divulgado pelo Diário do Aço, na manhã desta quarta-feira (19), a administração municipal de Timóteo, por meio da Comissão de Análise nomeada pela portaria n° 020/2025, promoveu a 1ª Sessão de Análise de Documentação referente ao processo que tem como objetivo, escolher, entre as entidades interessadas, a nova gestora do hospital municipal. Na oportunidade, foi avaliada a documentação apresentada por cinco instituições, verificando o cumprimento dos critérios estabelecidos no edital, por todas as organizações sociais de saúde.
Ao final, a comissão declarou que todas as entidades estavam com a documentação fiscal e contábil habilitada. Os autos foram encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida para avaliação dos planos de trabalho e emissão de parecer técnico.
As entidades participantes foram: ASCOMCER (Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora); Associação Hospitalar Beneficente do Brasil; ICAASES (Instituto Campinas de Atenção e Assistência à Saúde, Educação e Social); Instituto de Saúde Hospital São Vicente de Paula; e Associação Hospitalar São Vicente de Paula.
O contrato com a atual gestora, a Hospital Therezinha de Jesus, de Juiz de Fora, termina na próxima semana, quarta-feira (26/3).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Técnico em Radiologia
28 de março, 2025 | 00:50Fizemos o concurso, realizado pelo instituto CEFET, prova com alto grau de dificuldade, e até ao momento não foi chamado um técnico em radiologia, todos são contratados e os concursos, não foram chamados para ocupar as vagas.
Sem respostas pelo governo anterior.
Esperamos que o atual governo, seja mais transparente!”
Retrocesso
20 de março, 2025 | 17:53Timóteo voltando aos velhos tempos. Após meados de 2018, toda aquela bagunça de Timóteo, teve fim com o prefeito Douglas. Em seus anos, arrumou a casa. Organizou a cidade.
Mas... A população timoteense optou por um modo diferente de governar.
Taí um dos resultados. Em 80 dias da nova gestão, vários frutos podres sendo colhidos.
Diversos mutirões de cirurgia de catarata foram realizados no Hospital de Timóteo na gestão Douglas. Assim que assumiu, o prefeito encheu dois ônibus urbanos de idosos e mandou para Belo Oriente para cirurgia de catarata...
Timóteo, voltando aos velhos e ruins tempos!”