21 de março, de 2025 | 08:30

População de Timóteo é convidada a conhecer espaço com xadrez gigante e biblioteca aberta

Enviada ao Diário do Aço
A Kombixadrez é levada para praças, escolas e eventosA Kombixadrez é levada para praças, escolas e eventos

Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Crianças, jovens, adultos e até mesmo idosos estão convidados a conhecer dois projetos sociais situados na Praça do Coreto, no Centro de Timóteo. As atividades da Kombixadrez e Biblioteca Aberta ocorrerão nesta sexta-feira (21), das 13h às 16h.

Professor de Filosofia e artista plástico, o timoteense Romeu Célio de Souza é quem fundou o projeto Kombixadrez. Romeu não conta com apoio ou incentivo de nenhum órgão público ou privado. Busca entrar em algum projeto de lei de incentivo ou obter patrocínio. Já buscou apoio nos anos anteriores, mas não foi atendido. Conta somente com incentivo de parceiros, como Biblioteca Aberta, Tenda Literária e Instituto Brasil Igualdade Social.

Ele leva o projeto para diversas cidades e diversos estados, em escolas, eventos e praças. A kombi é utilizada por ele para transportar o xadrez “gigante” junto aos tabuleiros que têm tamanho normal.
Enviada ao Diário do Aço
O projeto Biblioteca Aberta ocorre uma vez por mêsO projeto Biblioteca Aberta ocorre uma vez por mês

Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, o professor conta que o projeto traz uma novidade nesta sexta: a presença da Biblioteca Aberta. “Teremos um espaço para leitura, com diversos gêneros literários e também empréstimo de livros. A parceria funciona como uma complementação entre as atividades. O xadrez estimula o pensamento, o que é essencial para compreender os contextos que existem na leitura, ou seja, compreender aquilo que se lê”, detalha.

O artista ainda destaca que qualquer pessoa pode participar dos dois projetos. “Quem comparecer encontrará um parceiro para jogar, e quem não sabe como funciona terá uma boa oportunidade para aprender”, garante.
Enviada ao Diário do Aço
Participam da ação pessoas de diversas faixa etária  Participam da ação pessoas de diversas faixa etária

Biblioteca Aberta
A professora graduada em Letras, Edneia Castro, é quem atua como coordenadora geral do projeto Biblioteca Aberta. Ela enfatiza que se trata de um projeto que visa incentivar a leitura e o contato com livros físicos entre pessoas de diversas faixas etárias do município. “O projeto vem ocorrendo desde novembro do ano que passou, uma vez por mês, e conta com a participação das escolas da cidade”, menciona a educadora.

Edneia esclareceu que os participantes terão a oportunidade de ler os livros no local, bem como “fazer empréstimos dos títulos mais desejados e devolvê-los na edição seguinte".

Além da parceria com a Kombixadrez, essa iniciativa é patrocinada pela repactuação do rio Doce e apoiada pelo Edital Doce. Os trabalhos podem ser acompanhados por meio do Instagram @kombixadrez
e @biblioteca_aberta. Lá serão divulgadas as próximas datas das exposições abertas.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Romeu Célio de Souza

22 de março, 2025 | 15:47

“Agradeço muito à equipe do Diário do Aço, com essa matéria o projeto kombixadrez conquista muito mais pessoas. O que me entristece é observar que em outras cidades onde levamos o xadrez, como Itabira, Caparao e até em Prado na Bahia, fomos prontamente recebidos pela prefeitura, e nos deram todo apoio que precisávamos ter. E aqui em Timóteo não conseguimos nada. Nessa cidade que moro há mais de 50 anos. E sempre deixo bem claro, que nunca pedimos verbas , e não trabalhamos em troca de "favores". Mas não será isso que nós fará desistir. O nosso maior prêmio é ver que crianças como o Miguel, após aprender a jogar xadrez com a gente, retornou no evento do dia 21 de março e conseguiu empatar comigo numa partida. Valeu Miguel!”

Estudante Nato

21 de março, 2025 | 08:48

“Romeu foi meu colega de sala no 2º e 3º ano noturno no Tonhão e atualmente somos grandes professores reconhecidos por toda cidade de Timóteo.”

Envie seu Comentário