
20 de março, de 2025 | 13:28
Nova 381 utiliza 48 toneladas de massa asfáltica em 40 dias de operação
Divulgação
Concessionária assumiu a BR-381 com o compromisso de executar melhorias emergenciais na estrutura dentro de 100 dias

Passados os primeiros 40 dias de intervenções emergenciais na BR-381, a Concessionária Nova 381 já aplicou 48 toneladas de massa asfáltica em ações de tapa-buracos e recuperação do pavimento. Isso representa, em média, 12 toneladas utilizadas a cada 10 dias. A informação consta em nota divulgada pela assessoria da empresa.
Gerente de Conservação e Faixa de Domínio, Guilherme Turini explica que essas intervenções já oferecem uma rodovia em melhores condições ao usuário. "Ainda há muita restauração pela frente e serviços a executar. Contudo, o motorista já consegue sentir mudanças sensíveis, como uma boa parte do percurso sem precisar desviar de buracos, além da limpeza da faixa de domínio, aliada à conservação do revestimento vegetal, como a roçada e a poda de árvores, e a manutenção dos dispositivos de drenagem ao longo do trecho”, acrescenta.
O Plano de 100 Dias, em execução pela Concessionária Nova 381 desde 10 de fevereiro, contempla não só intervenções de melhorias no pavimento, mas ainda roçada da faixa de domínio, reparos iniciais em pontes e viadutos, limpeza das pistas e drenagens superficiais, além de serviços de sinalização vertical e horizontal Nesses primeiros 40 dias, também foram realizados serviços de roçada em 32 quilômetros da malha rodoviária, o que corresponde a cerca de 128 mil metros quadrados de área limpa o equivalente a quase 18 campos de futebol. A estrutura está localizada no km 287+700 da rodovia BR-381.
A força-tarefa continua com melhorias na sinalização horizontal com destaque para a revitalização dos desvios de pista entre os quilômetros 280 e 309. Ao todo, já foram aplicados 7.459 metros quadrados de nova pintura na rodovia. Durante as intervenções, os usuários são alertados, por meio de sinalização, sobre as alterações temporárias no trajeto, garantindo um direcionamento seguro e eficaz.
Para a realização das obras, a Concessionária Nova 381 utiliza a operação "Pare e Siga". Pelo sistema, o tráfego é desviado para uma única faixa, com sentidos alternados. A recomendação aos motoristas é reduzir a velocidade, atentar-se à sinalização, aos comandos dos homens-bandeiras e aos sinais de parada. Em caso de chuva, o cronograma de intervenções poderá ser alterado. "Todas essas ações também já oferecem mais fluidez no tráfego, maior segurança e conforto aos usuários. Estamos em uma tendência crescente, conforme as obras evoluem", conclui Turini.
Rodovia concedida
A Concessionária de Rodovia Nova 381 administra 303,4 quilômetros da BR 381/MG. O trecho, que passa por 21 cidades, têm início no km 450+540, em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262/MG, até o entroncamento com a BR-116/MG, no km 150, em Governador Valadares.
Já publicado:
- Concessionária Nova 381 mantém serviços no trecho sob concessão entre Valadares e Caeté
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Gil
24 de março, 2025 | 07:52Operação tapa buracos, apenas isso. Uma rodovia tão importante e tão deixada de lado pelos governos federais, todos eles até hoje. Esperar alguma coisa melhor do que tá todos esperam, mas pra quando isso? As pessoas estão cansadas de tantas promessas nunca cumpridas.”
Dimas Fernandes de Barros
23 de março, 2025 | 17:09Eu não acredito nessas reformas da 38ruim! De São Paulo à BH está horrível! E só buracos, remendo mau feito, costela no asfalto, acostamento ruim, é muito mais. Só quem roda nessa rodovia todos os dias é que sabe.
Aja coluna pra aguentar tanto soco. Vc viaja de São Paulo à BH vc chega arrebentando. Só Deus na causa.”
Geraldo Magela da Rocha
22 de março, 2025 | 08:46Bom dia
Onde foram utilizadas as 48t de asfalto?
No trecho já duplicado e não duplicado no município de Antônio Dias só se vê buracos e trincas no concreto. Sem falar nós desmoronamentos que invadem as pistas de rolamento, as pontes sobre os rios da Onça(Fazenda do Porto) e Onça grande(entrada de Jaguaraçu).
Desníveis nas cabeceiras das pontes e viadutos também é um problema sério.
Eu continuo aguardando pra ver melhoras, ainda não as vejo.”
Wagner Lopes
21 de março, 2025 | 21:26Isso é uma gozação, 1 tonelada por dia”
Josué P. Barbosa
21 de março, 2025 | 10:07Quero saber sobre os reparos nas pontes da rodovia que estão em pista simples, desníveis entre as junções enfim urgência nesses serviços. Visitem a Ponte Torta em João Monlevade, depois do Posto da PRF vejam o estado que ela está.”
Povo Sem Noção
21 de março, 2025 | 08:31O DNIT (des)cuida da rodovia por 100 anos, mas a empresa que assumiu a rodovia tem que deixar ela em padrão japonês com 40 dias. Cobrar é importante, mas precisa ter lógica e ser condizente com a realidade. Daqui 8 anos, se nada do que foi previsto em contrato não for feito, ai sim, tem que criticar, mas ate lá está seguindo contratos. Contrato esse que foi feito e aprovado pelas autoridades que nos, população, elegemos.”
José Geraldo Alves
21 de março, 2025 | 08:29Eu quero ver é obra de duplicação logo, antes de começarem a cobrança de pedágio, isso que estão fazendo é maquiagem, (mesmo necessárias), mas retirada da terra que invadiu as faixas já prontas, evitando desvios na parte duplicada que é bom mesmo, nada.”
Pagador de Imposto
21 de março, 2025 | 07:53Para quem tem o mínimo do mínimo de conhecimento sobre pavimentação(flexível ou rígido), sabe que estão apenas maquinando, não além disso, já para aqueles críticos das críticas, procure um pouco só de informação, afinal, teremos pedágio e não teremos rodoviária que justifique o valor tão abusivo!”
Alex J
21 de março, 2025 | 00:56Creio que os que estão fazendo comentários contra a nova 381 não trafegam pela rodovia todos os dia impossivel não ver mudanças ao longo do trecho.”
Geanclaus
20 de março, 2025 | 23:54Como faço para te enviar o currículo?”
Márcia Vieira Bossi
20 de março, 2025 | 22:27Vindo hoje de Teófilo Otoni, distante 450 Km de Belo Horizonte, gastei 10 horas para fazer essa viagem. Houveram duas interrupções do trecho onde nós motoristas, ficamos parados por volta de duas horas em cada um. Completo absurdo. Agora as praças de pedágio ficarão prontas, para começarmos a pagar e, só depois de um tempo se dará início a contrução da rodovia. Total falta de respeito com a população. Afinal, porque não se inicia imediatamente a construção definitiva já que a empresa ganhou a licitação.”
José Gabriel
20 de março, 2025 | 21:4648 toneladas são uns 3 ou 4 caminhões de massa asfáltica, ou seja não é nada pelo estado da rodovia, estão engabelando e enganando a todos com desculpa de cobrar o mais rápido possível pedágio”
Jailton Gonçalves
20 de março, 2025 | 21:29Eu não sei onde está indo esse asfalto, rodo nessa BR todo dia , está um caos, cheia de buracos, oq tenho visto e só roçada da beirada, já os buracos, panelas de buraco estão fazendo aniversário!”
Gema
20 de março, 2025 | 21:27Parece até piada. No carnaval viajei a BH e não vi nenhum movimento, nem mesmo pintura de faixa. Estou vendo aqui, no vale do aço, fazendo podas de arvorés sem nenhuma técnica de realização de podas e isso sem falar que o asfalto da Av. Pedro Linhares (perímetro urbuno da BR 381 em Ipatinga) está todo detonado.”
Edilson
20 de março, 2025 | 20:51Tá aí uma vergonha isso sim, buracos aos montes, eu passo 3 vezes no mês devido a tratamento de saúde e posso dizer que até agora nada de significante foi feito, e 48 t de massa asfáltico é até vergonha né, isso não chega a 2 caminhões cheios, querem é fazer praças de pedágio, com coisa que minas gerais não arrecada ipva "4%" suficiente pra isso. Vários lugares perigosos de pista se concreto com buracos que fazem vários usuários terem problemas com pneus estourados. Simplesmente vergonhoso”
Pedro Magalhães
20 de março, 2025 | 18:33As informações não são claras; exemplo, 48 t de massa asfáltica equivale a quantos km de rodovia recuperada?
Estão querendo nos iludir com números sem nenhuma convicção de que a rodovia está melhorando.”
Ramon Marcelo da Silva
20 de março, 2025 | 15:41Mentira pura. Rodovia do mesmo jeito. Só querem construir praça de pedágio. AFF.”