19 de março, de 2025 | 14:47

Capacitação orienta donos de açougues em Ipatinga sobre normas de segurança alimentar

Divulgação
Os participantes receberam orientações detalhadas sobre manipulação correta de carnes, higiene pessoal e ambiental, prevenção da contaminação cruzadaOs participantes receberam orientações detalhadas sobre manipulação correta de carnes, higiene pessoal e ambiental, prevenção da contaminação cruzada

Proprietários de açougues em Ipatinga participaram esta semana de uma ação do Programa de Regularização “Fique Legal”, promovido pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. Conforme o governo municipal, a iniciativa busca orientar e apoiar os comerciantes na adequação às normas sanitárias, garantindo um padrão de qualidade mais seguro para consumidores e trabalhadores do setor.

O evento ocorreu no Sebrae e contou com palestras ministradas por nutricionistas da Vigilância Sanitária e técnicos de segurança do trabalho. Os participantes receberam orientações detalhadas sobre manipulação correta de carnes, higiene pessoal e ambiental, prevenção da contaminação cruzada e uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Além disso, também foram apresentados os documentos necessários para a obtenção do alvará sanitário.

Próxima etapa
A capacitação terá uma segunda etapa na próxima terça-feira (25), também no Sebrae. Ao final do curso, os estabelecimentos firmarão um termo de compromisso, assumindo o desafio de se regularizarem no prazo de seis meses. Durante esse período, a Vigilância Sanitária fará um acompanhamento próximo, oferecendo suporte técnico e orientações para garantir que todas as exigências sejam cumpridas.

O Programa “Fique Legal” é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, realizada em parceria com a Vigilância Sanitária, o Sebrae, o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), a Sala Mineira do Empreendedor, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo (Semdetur) e o Centro de Capacitação Profissional.

Fiscalização educativa
Além da capacitação voltada para açougues, a fiscalização da Vigilância Sanitária também está sendo realizada em diversos estabelecimentos do município, como academias, para garantir o cumprimento das normas sanitárias e de segurança. Essas ações têm caráter orientativo e objetivo de assegurar a adequação dos serviços oferecidos à população.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário