18 de março, de 2025 | 08:30
Ipatinga pode ter o primeiro Mestre Conselheiro Estadual Adjunto da Ordem DeMolay
Sofia Carvalhido
Willian Lage, de 41 anos, é presidente do Conselho Consultivo do capítulo de Ipatinga e Hugo Duarte, de 18, é Mestre Conselheiro Regional da 13ª Oficialaria Executiva de Minas Gerais
Por Sofia Carvalhido - Estagiária sob supervisão 
Pela primeira vez na história, o capítulo de Ipatinga da Ordem DeMolay pode eleger seu primeiro Mestre Conselheiro Estadual Adjunto. Em entrevista ao Diário do Aço, o Presidente do Conselho Consultivo, Willian Lage, e o Mestre Conselheiro Regional da 13ª Oficialaria Executiva de Minas Gerais, Hugo Duarte Almeida Pires, explicaram como a Ordem DeMolay funciona, o que é necessário parar participar e seus benefícios para a formação dos jovens.
O jovem de 18 anos tem chances de ser eleito Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, o mais alto cargo juvenil da Ordem DeMolay em Minas Gerais. Caso isso ocorra, será a primeira vez que um jovem do município ocupa essa posição. "Seria um feito inédito para a cidade e um reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido", afirma Willian.
Diferentemente de como muitas pessoas pensam, a Ordem DeMolay não é uma religião, mas sim uma instituição filantrópica, iniciática e patrocinada pela maçonaria. "Nós precisamos que as pessoas que vêm aqui creiam em princípio, creiam em Deus, mas nós não estamos aqui para doutrinar", explica o presidente do Conselho Consultivo.
Princípios e virtudes
A organização tem como base sete virtudes fundamentais: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. O patriotismo vai muito além do que você tem como ideologia política. Ser patriota é defender o seu país, estar ao lado dos conceitos e da constituição que rege esses país. E a nossa constituição não é para direita, nem para esquerda, nem para o centro, ela é para todos”, destaca o maçom.
Além disso, defende três baluartes essenciais: liberdade civil, liberdade religiosa e liberdade intelectual. "Nosso objetivo é desenvolver líderes e bons cidadãos para a sociedade", ressalta Willian. "Aqui, os meninos aprendem sobre responsabilidade, trabalho em equipe e têm a oportunidade de errar para aprender. Quando chegarem ao mercado de trabalho, já terão uma vivência que muitas pessoas não tiveram".
O Capítulo de Ipatinga da Ordem DeMolay, um dos mais antigos de Minas Gerais, atua há 32 anos na cidade. Willian destaca a importância do conselho de maçons que acompanha o grupo: "Nosso papel é aconselhar, orientar e garantir que eles tomem as melhores decisões. Não decidimos por eles, mas estamos aqui para apoiá-los."
Atividades
A atuação da Ordem DeMolay vai além das reuniões formais. Os membros participam de trabalhos sociais e filantrópicos. "Os DeMolays organizam campanhas de arrecadação, visitam lares de idosos, auxiliam instituições carentes e levam um pouco de conforto para quem precisa. Mas quem mais ganha somos nós mesmos, porque aprendemos a valorizar as pequenas coisas", afirma Hugo.
Além do desenvolvimento pessoal, a Ordem DeMolay tem um impacto significativo na formação de líderes. Nomes como Walt Disney, Bill Clinton, o jogador de vôlei olímpico brasileiro Dante, o ex-goleiro Júlio César e um dos integrantes da dupla Jorge & Mateus passaram pela organização. No Brasil, muitos ex-membros ocupam cargos políticos e administrativos.
História
A Ordem DeMolay é uma organização voltada para o desenvolvimento de liderança, cidadania e valores morais entre jovens de 12 a 20 anos. Criada em 1919 nos Estados Unidos por Frank Sherman Land, a instituição surgiu para oferecer suporte a jovens que haviam perdido seus pais na Primeira Guerra Mundial. No Brasil, a Ordem chegou em 1980, trazida pelo maçom Alberto Mansur, e hoje conta com aproximadamente 40 mil membros ativos no país, como conta Hugo.
O dia 18 de março ficou marcado como Dia dos DeMolays por causa da história de Jacques de Molay, o último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários. Hugo conta que ele preferiu morrer do que trair seus companheiros, e a confiança que tinha sido depositada nele. Ele havia realizado votos de guardar os segredos da Ordem dos Cavaleiros Templários e queriam que ele contasse, então, ele preferiu morrer na fogueira, do que contar esses segredos. E sua morte foi no dia 18 de março de 1314”, detalha.
Forma de ingresso
Os requisitos básicos para ingressar na Ordem DeMolay são crer em Deus, ser do sexo masculino e possuir entre 12 anos completos e 21 anos incompletos. Além disso, meninos entre 7 e 11 anos podem entrar nos Escudeiros, como preparação para a iniciação nos DeMolays.
Nesse sentido, basta entrar no site www.ocaminhocomecaaqui.com.br e clicar em Procure já um Capítulo DeMolay mais próximo e junte-se a nós!” para preencher o cadastro e ser direcionado a um capítulo da sua escolha. Posteriormente, uma equipe dos DeMolays entrará em contato com a família para explicar o funcionamento da Ordem e conhecer os candidatos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Monica
18 de março, 2025 | 21:18Parabéns pela matéria, muito esclarecedora. A Ordem Demolay vem fazendo um excelente trabalho ao longo dos anos, ajudando na formação de jovens em todos os aspectos. São muitos trabalhos sociais por eles desenvolvidos”
Humberto de Oliveira Santos
18 de março, 2025 | 16:55As iniciativas como essa devem ser sempre incentivadas, uma vez que orientam nossos filhos desde a infância. Parabéns a todos os envolvidos.”
Francisco Dias
18 de março, 2025 | 16:21Esta reportagem é muito esclarecedora e oportuna pois desmitifica opiniões baseadas em "achismos" e mostra aos mais jovens, que existe vida fora das redes sociais, drogas da moda, baladas descontroladas e outras modernidades do tipo.
É um grande passo. À sociedade falta entretanto, resgatar os cursos profissionalizantes como o SENAI e o aproveitamento e desenvolvimento de jovens que, aos 14 anos de idade, tenham oportunidade de iniciar sua vida profissional.”
Luiz Fillipe
18 de março, 2025 | 14:20Excelente matéria, muito bem detalhada!
Que nossos jovens continuem se destacando e sendo reconhecidos cada vez mais!”
Hugo Pires
18 de março, 2025 | 12:27Excelente matéria explicando a Ordem DeMolay! Muito bom ressaltar o papel dos jovens na sociedade, buscando fazer do mundo um lugar melhor para se viver!”
Rafael Martins Franco
18 de março, 2025 | 11:30Excelente matéria! Conteúdo muito exclarecedor sobre os princípios que norteiam essa sublime instituição, que trabalha incansavelmente na formação de bons cidadãos!”
Rita de Cássia Pereira Marques
18 de março, 2025 | 11:17Parabéns, jovens DeMolays!
O caminho que vocês percorrem dentro da Ordem é um verdadeiro exemplo de liderança, fraternidade e compromisso com valores nobres. Cada lição aprendida, cada desafio superado e cada gesto de solidariedade fortalece não apenas a vocês mesmos, mas também a comunidade ao redor.
Lembrem-se: o futuro pertence àqueles que acreditam na força dos seus ideais. Que cada dia seja uma nova oportunidade para crescer, servir e inspirar! Continuem firmes, honrando os princípios que fazem da Ordem DeMolay uma verdadeira escola de líderes e cidadãos do bem.
Sigam sempre em frente com coragem e determinação!
Parabéns pelo seu empenho e dedicação!”
Daniel Godoy
18 de março, 2025 | 10:48Excelente matéria sobre a Ordem DeMolay, a qual tive a honrar de participar e ser um dos fundadores do Capítulo Ipatinga n° 197! Parabéns ao nosso sobrinho Hugo por essa possibilidade de ser tornar Mestre Conselheiro estadual!”
Cicero Pires
18 de março, 2025 | 09:52Parabéns pela matéria, sempre bom divulgar trabalhos realizados pelos nossos jovens!!!”
Patrícia
18 de março, 2025 | 09:50Parabéns ao DA por abrir espaço para tais iniciativas. Certamente uma sociedade melhor se dará a partir da mudança individual capaz de ecoar no bem estar social. Acreditar que a política é o único poder capaz de ?consertar? as coisas, para mim, é grande ilusão. Cidadãos conscientes de sua humanidade, que exercitam sua fé com coragem, determinação e empatia, promovem uma sociedade mais justa e igualitária. O voluntariado organizado tem competências múltiplas e podem mudar o curso da história. Movimentam milhões e tem braços onde, por vezes, o estado não consegue alcançar. À esses, minha admiração é gratidão,”
Willian
18 de março, 2025 | 09:36Belo texto explicando sobre a Ordem DeMolay e os princípios que a norteiam. Que o Pai Celestial abençoe e que cada dia possam auxiliar na formação de bons cidadãos, justos e corretos para a nossa sociedade.”
Thiago Coelho
18 de março, 2025 | 09:18Sensacional o assunto e a matéria. Muito esclarecedor para quem não conhece a Ordem Demolay. Instituição renomada e sólida na formação de jovens líderes. Nosso país precisa disso.”