18 de março, de 2025 | 06:00
Galo hexa
Fernando Rocha
O Atlético perdeu para o América no último sábado pelo placar de 1 x 0, mas conquistou o hexacampeonato estadual, pois havia vencido o primeiro jogo por 4 x 0.O time comandado pelo técnico Cuca entrou em campo visivelmente influenciado pela vantagem de perder até por três gols para ser campeão, que foi obtida no jogo de ida.
Foi visível a rotação bem abaixo do normal, enquanto o América se preocupou apenas em não fazer feio, para corrigir a péssima impressão deixada no jogo anterior, quando foi goleado e deu adeus ao título.
O Campeonato Mineiro não serve de parâmetro para as futuras competições e o foco de ambos, agora, é o Campeonato Brasileiro das séries A e B, respectivamente, sendo que o Galo vai disputar também a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil.
Já o América precisa se reforçar e melhorar bastante para obter o acesso e retornar à Série A no próximo ano.
Defesa preocupa
Sem imprensa e torcida presentes no Engenhão, temos de acreditar no material publicado pelo canal oficial do Cruzeiro, onde o técnico português Leonardo Jardim disse ter gostado do futebol apresentado pelo time celeste no jogo-treino do último sábado, contra o Botafogo, que terminou empatado em 3x3.
Jardim afirmou no vídeo que o ataque foi o ponto positivo, mas demonstrou preocupação com os gols sofridos pela defesa, que não contou com o zagueiro titular Fabrício Bruno, poupado por razões médicas, além do meio-campista Matheus Pereira, que pelo mesmo motivo também ficou em Belo Horizonte.
As primeiras impressões sobre o time que está sendo preparado pelo novo técnico serão conhecidas no próximo sábado, quando o Cruzeiro fará amistoso contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, visando à estreia no Brasileirão diante do Mirassol, no Mineirão, no dia 29 próximo.
FIM DE PAPO
O torcedor cruzeirense precisa ter paciência com o time nestes primeiros jogos, pois não será da noite para o dia que o português Jardim vai conseguir implantar a sua filosofia de jogo e reorganizar a equipe. Neste primeiro momento foi priorizada a parte física dos jogadores, que estava muito abaixo do ideal. A partir de uma melhoria nesse conceito é natural que haja uma evolução técnica, até porque ninguém desaprende o ofício de jogar futebol.
O técnico Cuca disse, na entrevista coletiva pós-jogo do hexacampeonato, no Mineirão, que o time alvinegro ainda não está pronto para brigar pelos títulos nas competições que irá disputar nesta temporada. Cuca quer mais dois ou três reforços. Um deles pode ser o meia argentino Tomás Pochettino, 29 anos, que estaria sendo envolvido numa troca pelo atacante Deiverson com o Fortaleza. Os outros reforços são aguardados para compor o meio-campo e a zaga.
O Galo poderia ter sido hexacampeão invicto se não tivesse perdido para o América-MG, mas são muitos os feitos alcançados nesta conquista de número 50 do Campeonato Mineiro. O time alvinegro terminou com a defesa menos vazada nos últimos 21 anos de torneio. Desde 2004, nenhuma equipe levou apenas três gols durante toda a competição. A melhor marca atleticana havia sido em 2022, quando levou seis gols em toda a campanha. Mesmo ficando fora das últimas partidas, Hulk foi mais uma vez artilheiro com 7 gols marcados.
Raridade nesta longa e enfadonha eliminatórias sul-americana para a Copa do Mundo de 2026, teremos agora dois bons jogos. A seleção brasileira enfrenta a Colômbia, na próximo quinta-feira, em Brasília. Na sequência irá a Buenos Aires, terça-feira, pegar os atuais campeões mundiais, a Argentina de Lionel Messi. A minha expectativa fica por conta do atacante Raphinha, que se tornou o grande nome do Barcelona e tem sido citado para concorrer à Bola de Ouro como melhor jogador do mundo neste ano. Se repetir o futebol mostrado no time catalão no campeonato espanhol, Raphinha pode levar a seleção brasileira a outro patamar. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]