17 de março, de 2025 | 16:00

Dupla premiada do Rio abre oficinas gratuitas de circo

Coletivo Nopok/Divulgação
A oficina é destinada a estudantes de circo e artes cênicas, artistas amadores e profissionaisA oficina é destinada a estudantes de circo e artes cênicas, artistas amadores e profissionais
Estão abertas as inscrições para a oficina “Ferramentas para Circo Contemporâneo” com o premiado Coletivo Nopok, do Rio de Janeiro. Atividade é gratuita e tem início nesta terça-feira (18), das 18h às 22h, no Ponto de Cultura Híbridos, localizado na avenida 28 de Abril, 621, Centro de Ipatinga. A atividade também será realizada em Timóteo e Coronel Fabriciano, e todas as sessões contarão com intérprete de libras. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever pelo telefone (31) 98418-4554, com a produtora local Déborah Braga.

A iniciativa faz parte do projeto “Circulação Venturo: A Saga sem Fim”, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) com patrocínio do Instituto Cultural Vale. A oficina é destinada a estudantes de circo e artes cênicas, artistas amadores e profissionais, sendo ministrada pelos atores e artistas circenses Ernesto Poittevin e Fernando Nicolini, do Coletivo Nopok. “A proposta é investigar diferentes formas de percepção e impressão do corpo/imagem no espaço da cena, trabalhando com variadas formas de presença e mobilidades”, informa a produção.

Em Coronel Fabriciano, a oficina de circo será realizada no próximo domingo, dia 23 de março, das 9h às 12h, no Estúdio de Dança Thaylon Viera - avenida Pedro Nolasco, 30, Centro. Já em Timóteo, no dia 2 de abril, quarta-feira, das 18h às 22h, no Dama Espaço Cultural, localizado na rua Romualdo Cristiano Alves, 5, Timirim. Mais informações pelo Instagram @coletivo_nopok.

Coletivo Nopok/Divulgação
A proposta é investigar as formas de percepção e impressão do corpo e imagem no espaço da cenaA proposta é investigar as formas de percepção e impressão do corpo e imagem no espaço da cena
Clube do Circo
O Coletivo Nopok também vai ministrar três oficinas de circo em escolas públicas do Vale do Aço. Com o tema “Clube do Circo”, a atividade é destinada a crianças e jovens da rede pública de ensino e vai trabalhar técnicas e modalidades do circo de forma lúdica e divertida, com uma abordagem apropriada ao público infanto-juvenil. A oficina atenderá as escolas parceiras do projeto e contará com interprete de libras.

Espetáculo Venturo
Desde o dia 13 de março, o Coletivo Nopok está em circulação com o espetáculo “Venturo: A Saga sem Fim” no Vale do Aço, e já contemplou um público estimado em cerca de 800 pessoas. Nos dois próximos sábados, dias 22 e 29 de março, a peça estará em cartaz no Teatro do Unileste, sempre às 16h e 18h30, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes do espetáculo. Já em Timóteo, as sessões estão agendadas no Teatro da Fundação Aperam Acesita no dia 30 de março, domingo, também às 16h e 18h30, e os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro a partir de 24 de março. Todas as sessões são gratuitas e contarão com intérprete de libras e audiodescrição.

Coletivo Nopok
Fundado em 2007, o Coletivo Nopok é formado por Ernesto Poittevin e Fernando Nicolini e desenvolve uma linguagem própria dentro do universo do circo e da comicidade. Ao longo de sua trajetória, tem se destacado pela fusão de linguagens e habilidades, pelo contato direto com o público e pela adaptação a diferentes espaços e eventos. O Coletivo Nopok já participou de mais de 40 festivais de circo, tanto no Brasil quanto na América Latina, sua atuação abrange projetos próprios, participação em festivais, mostras e encontros, além da circulação de espetáculos e da organização de festivais e convenções de circo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário