14 de março, de 2025 | 15:30
Escola Bolshoi estreia clássico mundial para comemorar 25 anos no país
Vanderlia Macalossi/Divulgação
Escola Bolshoi no Brasil completa 25 anos no país: formando artistas-cidadãos
Neste fim de semana, para celebrar seu Jubileu de Prata, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil apresenta, no sábado (15) e domingo (16), às 19h30, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville/SC, uma produção inédita do icônico balé O Lago dos Cisnes”. Com coreografia, produção e cenografia assinadas pelo lendário Vladimir Vasiliev, um dos maiores nomes do balé mundial do século XX, o espetáculo reúne solistas internacionais e talentos formados pela instituição, reafirmando o legado de 25 anos da única filial do Bolshoi no mundo. Uma noite histórica para o Brasil e para a dança”, ressalta a produção.
O Lago dos Cisnes é uma criação original do mestre Vladimir Vasiliev para a Escola Bolshoi, com música de Piotr Tchaikovsky. O balé reúne mais de 100 bailarinos em cena, em um espetáculo enriquecido por cenários grandiosos. Além do libreto, da coreografia e da direção, Vasiliev criou a cenografia do balé e pintou as telas do cenário, que aparecerão no palco por meio de projeção mapeada. O destaque dessa produção será a participação de crianças, o que dará ao balé um novo elemento com personagens exclusivos criados por Vasiliev especialmente para os jovens alunos do Bolshoi Brasil.
Para dar vida aos protagonistas da obra, a Escola Bolshoi contará com a participação especial de três renomados primeiros bailarinos da Ópera de Kazan, na Rússia: Amanda Gomes, ex-aluna da instituição e artista premiada em prestigiadas competições internacionais e condecorada com a Ordem do Rio Branco” concedida pelo Ministério das Relações Exteriores; Wagner Carvalho, também formado pela Escola Bolshoi, talentoso bailarino e reconhecido por suas conquistas internacionais; e Mikhail Timaev, bailarino russo de grande prestígio.
Única extensão no mundo
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi fora da Rússia e, pela primeira vez, transfere a outro país o método de ensino de balé que consagrou uma das mais respeitadas instituições do mundo. Com 25 anos de implantação no Brasil, está localizada na cidade de Joinville/SC e concede bolsas de estudo 100% gratuitas para 264 alunos do curso técnico de 24 estados do Brasil. A missão da escola é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.
O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania”, ressalta a assessoria.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil disponibiliza para o mercado de trabalho da dança não só bailarinos com formação de qualidade, mas também pessoas conscientes do seu papel na sociedade. A instituição já formou 478 bailarinos e 74% atuam na área da dança pelo Brasil e exterior, totalizando 27 países e em cinco continentes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]