15 de março, de 2025 | 11:00

Cachorro de boteco: bar do Centro Comercial do Cariru promove campanha de adoção responsável

Enviada ao DA
O cão está temporariamente na casa de Rafael, dono do estabelecimentoO cão está temporariamente na casa de Rafael, dono do estabelecimento
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Um bar localizado no bairro Cariru, em Ipatinga, abriu nas mídias sociais uma campanha de adoção para um cachorro. O Bar da Santa quer encontrar um lar para o Ipa9, um cão sem raça definida que chegou há cerca de quatro meses ao estabelecimento, e que tem por volta de um ano e meio a dois anos de idade. Toda a campanha pode ser acompanhada por meio do Instagram @bardasantaipa.

O Ipa9 foi apelidado dessa forma devido a um chopp de caju vendido no Centro Comercial, que tem uma cor caramelada, próxima a sua cor. No último mês, o Ipa ganhou o coração de todo mundo do Centro Comercial, conta Rafael Lisbanho, de 28 anos, arquiteto e proprietário do bar. “Ele tem um perfil muito protetor, territorialista e é um cachorro extremamente carinhoso. Ganhou o coração de todos os comerciantes daqui. Deita em todas as portas, e todo mundo tem um carinho gigante por ele. E a gente foi dividindo as responsabilidades, dando alimentação e água. É um cão que interage com todos os garçons de todas as equipes e também com os clientes, e principalmente com os músicos. Conseguimos esse acolhimento de forma geral”, detalhou em entrevista ao Diário do Aço.

Rafael pontuou que o cãozinho, assim como outros que aparecem pela localidade, é muito bem cuidado por um conjunto de pessoas que protegem e defendem os animais. “A gente vem fazendo o que consegue. Eu acho que essa corrente faz toda a diferença. Ele é paparicado pelo Centro Comercial inteiro. O Ipa está ficando na minha casa, mas no meu período de trabalho, todo mundo brinca com ele, reveza para levar para passear. Já tem um reconhecimento de toda a comunidade”, relatou.

Iniciativa
A iniciativa surgiu cerca de 25 a 30 dias, depois que o animal foi castrado e vacinado. “Eu sempre coloquei alimento e água para ele e comecei a procurar frentes externas para conseguir fazer a sua castração. Era um cachorro muito territorialista, latia para todos os carros e motos que passavam por aqui. E nesse anseio de deixá-lo mais tranquilo, corri atrás de algumas frentes para conseguir a castração. A Clivet nos deu a castração e eu custeei as vacinas que eram necessárias. O Ipa ficou num lar provisório até se recuperar após a operação. Nos últimos dias, o movimento do carnaval estava muito alto e o Ipa estava ficando muito agitado, desde então eu comecei a levá-lo para casa, onde ele fica, por enquanto, no meu apartamento. É um apartamento pequeno, então não comporta um cachorro do porte dele, mas até a adoção ele vai ficar lá em casa”, mencionou o arquiteto.

A pretensão do tutor provisório é que o animal seja adotado e vá para um lar onde receba carinho, amor, atenção e que tenha um espaço para que ele possa correr. “Precisamos encontrar alguém que tenha espaço e disposição para adotá-lo. E a gente está à procura de uma adoção consciente, onde a gente consiga também ter uma leitura de quem vai adotar, e ter um entendimento mais profundo para colocar ele num espaço com segurança. É um cachorro extremamente educado, faz as necessidades dele somente do lado externo. Ele até nos avisa, fica agitado no período da manhã, e a gente sai com ele, leva para a grama e ele só faz as necessidades lá. É muito tranquilo, muito amigável e companheiro”, concluiu.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Adriana Aparecida Calori

15 de março, 2025 | 20:02

“A campanha da pedigree coloca ele pr ser modelo no anúncio dizer não o abandono”

Adriana Aparecida Calori

15 de março, 2025 | 19:59

“Tenho certeza que seu bar vai ter muitos clientes porque as pessoas amam os protetores de animais vc já é um protetor coloca ele como mascote a pedeeg está lançando uma campanha do caramelo e tal vc entrar em contato com eles pra seu pet ser modelo também dando incentivo a não o abandono”

Roberto Selken

15 de março, 2025 | 13:02

“O Bar da Santa merece um Oscar!! Oscar da Empatia!!”

Pedro

15 de março, 2025 | 07:41

“?tima iniciativa em cuidar dele.
Mas creio que pela forma de tratamento que vocês estão dando a ele, e por sinal é excelente. O melhor lugar dele é aí mesmo. Tirar ele desse ambiente, e levar para outro, pode até ser melhor, mas ele não vai se adaptar. É diferente de animais que estão em abrigos para serem adotados. Vocês já adotaram ele. Estou dizendo isso, pois tenho 3 ações adotados e um gatinho.”

Dilma da Silva Machado

14 de março, 2025 | 18:48

“Esse dog é muito lindoooo,deixa ele no boteco como gerente, mascote do boteco ele é muito charmoso”

Jeronymo

14 de março, 2025 | 09:29

“Gente , vcs deveriam e por o cao como gerente do bar , acaba que vira atracao !! Kkkkkkkkk muito legal!
Mais a adocao responsavel e otima iniciativa !!”

Envie seu Comentário