
14 de março, de 2025 | 08:30
Automedicação está entre os erros dos tutores
Enviado ao DA
Maicon está disponível para adoção, ele é dócil, obediente, castrado, vermifugado e negativo para leishmaniose

Nesta sexta-feira (14), é celebrado o Dia Nacional dos Animais, uma data que visa conscientizar a população sobre a proteção e os cuidados necessários para garantir o bem-estar dos animais. Entre os principais aspectos abordados está a importância da assistência veterinária regular, essencial para a saúde e qualidade de vida dos pets e também para a saúde pública.
A médica veterinária Priscila Rodrigues Rocio, proprietária da Clínica Veterinária Rocio, atua há 20 anos no Vale do Aço. Formada pela Universidade Federal de Uberlândia em 2005 e pós-graduada em Cirurgia de Pequenos Animais pelo Instituto Qualittas, a profissional destaca, em entrevista ao Diário do Aço, que consultas periódicas podem prevenir doenças e reduzir custos futuros com tratamentos mais complexos.
Os cuidados veterinários são importantes para a saúde e bem-estar do pet, pois podem prevenir doenças precocemente, mantendo a longevidade do animal em dia. Vacinação contra viroses, alimentação adequada e necessidades específicas do animal também são fundamentais. Check-up anual, tratamento precoce e medicina preventiva podem cortar até 90% dos custos de um tratamento”, explica.
Erros dos tutores
Segundo a veterinária, erros comuns cometidos pelos tutores incluem a automedicação, que pode agravar quadros clínicos, a falta de vacinação adequada e a oferta de ração de baixa qualidade nutricional. Ela também ressalta que a evolução da medicina veterinária nos últimos anos trouxe avanços importantes, como exames laboratoriais mais precisos e rápidos, equipamentos de imagem modernos, cirurgias menos invasivas e medicamentos mais eficazes.
Além da saúde física, o bem-estar animal está diretamente ligado à qualidade de vida. Um ambiente saudável, com boa alimentação, espaços limpos, passeios, brincadeiras e carinho são fundamentais”, reforça Priscila.
Entre os sinais de alerta que indicam a necessidade de atendimento veterinário imediato estão falta de apetite, perda de peso, vômitos, diarreia, cansaço extremo, febre e alterações fisiológicas como urina e fezes alteradas. A profissional destaca que muitas doenças podem ser silenciosas, tornando a prevenção ainda mais necessária. Os animais são incapazes de se comunicarem para dizer o que sentem. A melhor opção ainda é a prevenção”, alerta.
Saúde pública
Enviado ao DA
Negão também está disponível para adoção, ele é dócil, obediente, castrado, vermifugado e negativo para leishmaniose

A falta de cuidados veterinários também pode impactar a saúde pública, já que muitas doenças podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos. Dentre as zoonoses mais comuns estão a raiva, leishmaniose, giardíase, sarnas e toxoplasmose. Por isso, o papel do médico veterinário é essencial no controle e prevenção dessas doenças”, reforça.
Campanhas de conscientização como o Dia Nacional dos Animais desempenham um papel importante na redução de casos de abandono e maus-tratos. A veterinária destaca que a data também ressalta a necessidade de ações como castrações e adoções responsáveis para garantir o bem-estar dos animais.
Com o avanço da medicina veterinária e a maior conscientização dos tutores, a expectativa é que cada vez mais animais tenham acesso a uma vida mais longa e saudável.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]