
13 de março, de 2025 | 15:45
Galeria Olho abre exposição de fotos "Memorial do Esbulho"
Nilmar Lage
As fotografias foram realizadas com o consentimento de pessoas afetadas pela perda de direitos

Localizada na rua 12 de Outubro, 55, sala 207, Galeria Reis Magos, Centro-Norte, em Timóteo, a Galeria Olho inaugura, nesta sexta-feira (14), às 19h, a exposição Memorial do Esbulho”, do jornalista, fotógrafo e documentarista Nilmar Lage. A mostra apresenta recortes de seu trabalho que denuncia à violação de garantias fundamentais da Constituição Cidadã, em um país estruturalmente desigual como o Brasil”, informa a assessoria. O evento conta com o apoio dos Pontos de Cultura Catavento Cultural e Casa 28 Aberta, e a entrada é gratuita.
As fotografias expostas foram realizadas com o consentimento de pessoas afetadas pela perda de direitos. Segundo Nilmar Lage, "a exposição busca rememorar um monumento das memórias. As imagens retratam as lutas, as conquistas e a trajetória de uma vida marcada por dificuldades e aprendizados", explica.
As imagens fazem parte de dois projetos documentais de grande importância para o artista: Corpos Conflitantes (realizado entre 2012 e 2017) e Retirada Violenta (iniciado em 2018 e ainda em andamento). A mostra estará em cartaz até abril, com visitações de terça a quinta-feira, das 15h às 19h30. A Galeria Olho é um ateliê aberto dedicado à fotografia e às artes visuais. O espaço também promove atividades culturais, exposições, ensaios fotográficos, lançamentos de filmes e outras iniciativas de artistas e grupos culturais do Vale do Aço. Mais informações no Instagram: @galeriaolho.
Sobre o artista
Nilmar Lage é jornalista, fotógrafo e documentarista. Em sua trajetória, destaca-se a pesquisa de mestrado que utiliza a fotoetnografia para ressignificar o estigma de vale da miséria”, que recai sobre o Vale do Jequitinhonha, a partir de imagens que revelam a diversidade, o modo de ser e os desafios e aprendizados de convivência com o semiárido mineiro. Seu trabalho tem sido exposto no Brasil e no exterior, em mostras coletivas e individuais, além de festivais e exibições de vídeo. Lage também é premiado em diversas categorias de direitos humanos, incluindo prêmios da ONU e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]