13 de março, de 2025 | 14:10
Escolas municipais e estaduais de Timóteo participam de concurso de redação sobre o Rio Piracicaba
Divulgação
Rio Piracicaba entre Timóteo e Coronel Fabriciano; curso d?água é um dos principais afluentes do rio Doce

O município de Timóteo aderiu à vigésima edição do Projeto Caravana das Águas promovida pela Rede Ambiental Verde Vida (RAVV) em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março). As atividades em âmbito municipal serão promovidas em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Timóteo.
Entre as ações, será promovido um concurso de produção de textos voltado para os alunos do 5º ano das escolas municipais e estaduais, que tem como temática Estudo de Casos da Qualidade da Água do Rio Piracicaba”. Cada escola selecionará as duas melhores redações, contemplando um total de 40 alunos. As produções serão expostas e seus escritores participarão da culminância da programação da XX Caravana das Águas, no dia 22 de março.
O concurso terá a participação das escolas municipais Clarindo Carlos de Miranda, Professora Maria Aparecida Martins Prado, Limoeiro, Virgínia de Souza Reis, Novo Tempo, Ana Moura, Joaquim Ferreira de Souza, Angelina Alves de Carvalho, José Moreira Bowen; e das estaduais Tenente José Luciano, José Ferreira Maia, Leôncio de Araújo, Capitão Egídio Lima e Getúlio Vargas.
A concentração da XX Caravana das Águas ocorrerá na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da COPASA, no bairro Castelo, em Ipatinga, às 7h. Os representantes dos municípios participantes seguirão até a Ponte Perdida no Revés do Belém, onde será promovida uma programação com atividades de conscientização sobre o uso e consumo consciente da água e preservação do meio ambiente.
Saiba o que é a Caravana das Águas
A Caravana das Águas é um evento que visa promover a defesa do ecossistema e a importância do engajamento da comunidade. A RAVV promove a Caravana das Águas no Alto Rio Doce, quando é feita a subida do rio até a ponte perdida, onde há uma instalação do Instituto Estadual de Florestas (IEF), na entrada do Parque Estadual do Rio Doce.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Roberto Selken
14 de março, 2025 | 19:05Verdade José, mas a população nega a realidade. Só não dá para fugir das consequências de negar a realidade.”
Jose
13 de março, 2025 | 19:44A floresta amazônica gera umidade que vem até a região sudeste provocar chuvas. Nos anos 60,70,80, chovia muito mais. Porém, o desmatamento absurdo, gigantesco vem reduzindo as chuvas, que nutrem as nascentes, que descem pelos córregos e alimentam os rios. Rio Piracicaba, a cada anos menos água. Detalhe: as 4 cidades são abastecidas pelo Rio. Daqui umas décadas haverá uma catástrofe nesta região.”