13 de março, de 2025 | 07:12
Polícia Federal deflagra em Ipatinga a Operação ''Cerberus'' para combater migração ilegal
A Polícia Federal iniciou a Operação Cerberus”, na manhã desta quinta-feira (13), com o intuito de desarticular um esquema criminoso voltado para a promoção de migração ilegal e associação criminosa, envolvendo a promoção da migração irregular de brasileiros para outros países. O alvo da operação foram pessoas que moram em Ipatinga.
Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, com o objetivo de coletar novos elementos de prova que confirmem as evidências já levantadas. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Seção Judiciária de Ipatinga.
O esquema criminoso também envolvia a emissão de documentos falsificados, facilitando a migração ilegal. Estima-se que o grupo receba pagamentos pela realização de viagens ilegais ao exterior, muitas vezes por meio da transferência de veículos como forma de quitação.
Os investigados responderão pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem ultrapassar 8 anos de reclusão.
O nome da operação faz referência ao Cerberus” ou Cérbero", que é cão de três cabeças da mitologia grega, que guardava a entrada do submundo, impedindo a passagem de vivos e mortos sem autorização.
O simbolismo da operação é uma representação da atuação da Polícia Federal, que age como uma barreira contra os facilitadores da migração ilegal, que operam redes clandestinas para atravessar fronteiras”, encerra a nota enviada pela Delegacia de Polícia Federal de Ipatinga.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]