12 de março, de 2025 | 11:00

Vereadora propõe redução da Taxa de Iluminação Pública em Timóteo

Divulgação
Vereadora Renara apresentou o projeto de redução do valor da taxa de iluminação pública em TimóteoVereadora Renara apresentou o projeto de redução do valor da taxa de iluminação pública em Timóteo

Na reunião ordinária promovida terça-feira (13), a vereadora Renara Cristina (Novo) apresentou um Projeto de Lei Complementar com o objetivo de reduzir a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CIP) no município de Timóteo. De acordo com a parlamentar, por meio de sua assessoria, a proposta surge “em resposta ao excesso de arrecadação gerado por essa contribuição, que atualmente supera em muito o custo efetivo da conta de energia do município”.

Segundo a vereadora, nos últimos anos, a Administração Pública Municipal investiu na modernização do sistema de iluminação pública de Timóteo. “Todas as vias da cidade foram equipadas com lâmpadas de LED, substituindo a iluminação convencional. Essa mudança trouxe maior eficiência energética, redução de custos operacionais e melhor qualidade no serviço prestado à população. Além das ruas, espaços públicos como praças e equipamentos esportivos também receberam melhorias na iluminação, aumentando a segurança e o conforto dos cidadãos”, pontuou Renara em sua justificativa.

E acrescenta: “O superávit crescente na arrecadação da CIP, que representa mais do que o dobro do custo da energia, evidencia a necessidade de ajustar a cobrança à realidade financeira do município. A redução proposta de 30% visa aliviar o impacto no orçamento das famílias timoteenses, promovendo justiça fiscal e sensibilidade social em tempos de desafios econômicos”.

A CIP é cobrada diretamente nas contas de energia elétrica de todos os consumidores pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), independentemente de sua condição financeira.

O projeto agora seguirá para tramitação nas comissões internas da Câmara de Timóteo. Se aprovado, será levado ao plenário para votação pelos vereadores.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário