08 de março, de 2025 | 08:20
Parque Estadual do Rio Doce recebe abertura da Campanha da Fraternidade neste domingo
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoNeste domingo (9), o Parque Estadual do Rio Doce (Perd), com sede em Marliéria, recebe a abertura da Campanha da Fraternidade 2025 na Região Pastoral III da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. O encontro dos fiéis será iniciado às 7h, com a acolhida e café da manhã na área do camping. Este ano a campanha traz o tema é Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema, tirado da Bíblia, do livro de Gênesis: Deus viu que tudo era muito bom”.
A partir das 8h30, na beira da Lagoa do Bispo, haverá a mística de abertura contemplando as falas do Bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti, Padre William e gerência do parque. Às 10h30, os participantes retornam para a área de camping, onde ocorrerá a Santa Missa a partir das 11h.
O almoço está programado para ocorrer às 12h, bem como a apresentação do Grupo de Percussão da Escola do Córrego São Miguel, do município de Rio Piracicaba. A partir das 13h, os religiosos ficam livres para desfrutar da área aberta aos visitantes no parque.
Convite
O padre Marco José Almeida, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Iguaçu, em Ipatinga, convida os cristãos para fazerem parte deste momento. No próximo domingo, se Deus quiser, no Parque Estadual do Rio Doce, nossa Diocese, com as suas três regionais, fará a abertura oficial da Campanha da Fraternidade deste ano, trazendo às nossas 52 paróquias, esta consciência da conversão integral e o cuidado para com a Casa Comum. Participe!”, convocou, em entrevista ao Diário do Aço.
Para o sacerdote, o tema é Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema, tirado da Bíblia, do livro de Gênesis: Deus viu que tudo era muito bom”, traz uma reflexão profunda sobre a relação entre a fé cristã e a responsabilidade socioambiental.
O objetivo é promover em cada um dos cristãos uma ecologia integral, juntando a espiritualidade, a justiça social e o cuidado com o meio ambiente. A campanha busca sensibilizar os católicos para a urgência de atitudes concretas que preservem a criação e promovam a dignidade humana, com especial atenção aos mais vulneráveis. Pedimos a todos que se empenhe durante este ano em que a campanha vai nos alertando para o cuidado com a Casa Comum”, afirmou.
Campanha da Fraternidade 2025
A Campanha da Fraternidade 2025 foi lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na Quarta-Feira de Cinzas (5). Em nota, a CNBB destacou que a campanha foi inspirada na publicação da Carta Encíclica Laudato Si do Papa Francisco que, em 2025, completa 10 anos; nos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; e na 30ª Conferência das Partes (COP30), a ser promovida em novembro em Belém.
O objetivo geral da campanha é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”, informou a entidade.
Celebrada nacionalmente desde 1964, a campanha da fraternidade, de acordo com a CNBB, é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o período da quaresma, em preparação para a Páscoa, com atitudes de oração, jejum e caridade.
O ponto alto da campanha é a coleta da solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos neste ano, nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país”, destaca a CNBB.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]