
06 de março, de 2025 | 16:14
Governo de Timóteo se reúne com Copasa para ajustar melhorias no serviço de água
Com centenas de reclamações a respeito dos serviços prestados pela Copasa chegando todos os dias ao gabinete de Vitor Prado (Republicanos), prefeito de Timóteo, seja por meio da população, ou por ofícios da Câmara Municipal, o chefe do Executivo se reuniu nesta quinta-feira (6) com o gerente regional da empresa, Thiago Joselito; Wagner Almeida Ramoso, assistente administrativo regional; e o encarregado Gilberto Gonçalves, para tentar resolver os problemas de desabastecimento e outras queixas relativas à concessionária de água e esgoto.Pelo Legislativo, participaram o presidente da casa, Adriano Alvarenga e os vereadores Brinnel Tozatti, Omar Onraca, Reygler Max, Raimundinho, Leninha Dimas, Pastora Sônia, Marcos Fernandes e Fred Gualberto. A informação foi repassada pela administração municipal.
Vitor Prado deixou claro que entende as reclamações dos munícipes e exige uma solução para os problemas, mas que pretende dar à Copasa a possibilidade de parceria com o município, inclusive com serviços por meio de convênio.
Estamos oferecendo nossa mão à Copasa porque a população não aguenta mais tantos problemas. Ao contrário de outros municípios que querem romper os contratos com a empresa, nós estamos oferecendo parceria para melhorar os serviços e investir mais na captação, tratamento e na qualidade da água e do esgoto”, afirmou o prefeito.
Dentre os assuntos tratados na reunião, destaque para a taxa de esgoto cobrada atualmente da população, novos reservatórios de água, contas abusivas, falta dágua nos bairros altos e em outros setores, a existência de esgoto a céu aberto e a realização de obras, com a continuidade das obras atuais e novos investimentos.
No encontro ficou definida a vinda de um representante da Copasa para Timóteo, que há anos não tinha um mediador direto. Por meio do gerente regional, também ficou acertada a instalação dos equipamentos chamados Booster Container”, como medida para melhorar a distribuição de água, principalmente em regiões mais altas ou distantes dos pontos de distribuição.
Ainda de acordo com o governo timoteense, a empresa também se comprometeu em construir novos reservatórios nos bairros Ana Rita, João XXIII, Jardim Primavera, Macuco e Ana Moura.
Atualmente, a companhia executa obras que somam R$7,5 milhões. No total a previsão é de investir em torno de R$25 milhões.
Outras demandas
Água suja: A empresa explicou que o problema é causado por obras de manutenção para desincrustar o ferro manganês, originário do solo, e que gruda nas tubulações, exigindo manutenções constantes. O produto não é nocivo à saúde. A empresa prometeu buscar alternativas para reduzir a quantidade do produto liberado.
Para evitar acúmulos, a empresa recomenda aos moradores: lavar a caixa dágua a cada 6 meses. Se o problema persistir por mais de um dia, ligar para: 115.
Ar, em vez de água
A empresa informou que vem instalando novos registros mais modernos, mas o morador que desejar instalar o Eliminador de ar”, poderá fazer, desde que pague pelo serviço. A Copasa faz a instalação mediante solicitação.
Taxa de esgoto
A empresa informou que a cobrança definida e autorizada pela agência reguladora é de 74% do valor consumido de água. Atualmente, o município possui mais de 75% do esgoto coletado e tratado. A meta é chegar em 2033 com mais de 90%.
Fim dos buracos
Por meio dos representantes na reunião, a Copasa aceitou firmar um convênio com o município para que a prefeitura assuma os serviços de recomposição dos buracos feitos pela empresa. Assim, a companhia informará ao município o cronograma de obras e a prefeitura fará de imediato o trabalho de tapa-buracos, acabando com um problema histórico que são os inúmeros buracos de obras abertos pela cidade.
O convênio será elaborado nos próximos dias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Carlos
07 de março, 2025 | 07:44Vixi aqui em fabríciano ,Copasa tbm deixa a desejar”
Zaia
06 de março, 2025 | 23:21A prestação de serviços da copasa está horrível; sem falar na qualidade da da água. A água está chegando com cor de ferrugem e ainda está manchando as roupas. Aproveito e já deixo 1 recado: qro saber como vai ser a negociação da nossa data base.? Pq comissionados na prefeitura, de 2012 até hj ,é a gestão com mais cargos comissionados; isso pq o atual prefeito eleito (Vitor prado) disse q iria enxugar e reduzir gasto”