06 de março, de 2025 | 14:32
Prodemge abre edital inédito para parceria com empresas de base tecnológica e startups
Divulgação
Nova estratégia quer conferir mais agilidade no atendimento ao Estado e instituições públicas em geral

A Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) abriu edital de Chamamento Público, na modalidade Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), voltado a parceria com empresas de base tecnológica e startups.
O objetivo da ação inédita é trabalhar em conjunto no desenvolvimento de soluções que visam acelerar a transformação digital demandada pelos atuais e potenciais clientes da companhia, além da capacitação de profissionais da área de tecnologia.
A Prodemge está em busca de parcerias com empresas que agreguem soluções com funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) e que ofereçam projetos de treinamento e capacitação técnica na área de tecnologia da informação - que possam ser integrados ou complementados com soluções oferecidas pela companhia para possibilitar significativas melhorias nas políticas de governo digital destinadas aos cidadãos.
O edital já está aberto e o período de inscrições segue até 24/4. Acesse a íntegra do documento aqui.
Diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis destaca que a ideia da parceria com empresas privadas vem sendo discutida pela direção e conselhos da companhia na atual gestão.
Este edital chega em um momento importante, em que a demanda para a transformação digital dos serviços públicos é imensa e o Estado busca soluções para facilitar a vida do cidadão. Com o edital objetivamos expandir e agilizar esse atendimento”, afirma.
Diferenciais
Além de inédito na história da Prodemge, o edital traz outras particularidades. Entre elas, Roberto Reis cita a conformidade com a lei que institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador, o que tende a movimentar o mercado privado.
O presidente informa, ainda, que a seleção das empresas parceiras será realizada internamente, por comissão da própria companhia, a partir de critérios técnicos, de mercado, estratégicos e da sinergia entre projetos.
Reis espera que o chamamento público não só anime o mercado privado, como leve a Prodemge a atuar em mais esferas desenvolvendo soluções em TI para benefício da população.
Nosso propósito é entregar soluções na estratégia de governo digital, tanto para o Governo de Minas quanto para outras instituições públicas como o Legislativo, o Judiciário e prefeituras”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tião Marreta
07 de março, 2025 | 10:15Empresa cara e arcaica. Deveriam melhorar o sistema sendo mais intuitivo e de fácil manipulação. O povo sofre com o Estado. E olha que temos um Governador que se diz a favor da melhoria do serviço público. Mudam só o fantoches, mas o discurso é o mesmo.”