27 de fevereiro, de 2025 | 06:00

Acesso ao livro didático potencializa processo de aprendizagem de estudantes

Enviada ao Diário do Aço
Livro didático atende às propostas pedagógicas de diversas instituiçõesLivro didático atende às propostas pedagógicas de diversas instituições
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Nesta quinta-feira (27), celebra-se o Dia Nacional do Livro Didático, ferramenta de suporte para os professores, capaz de auxiliá-los com conteúdos, explicações, visualização de imagens e gráficos, além de listas de exercícios. Trata-se de um recurso que contribui com o processo de aprendizagem dos estudantes e atende às propostas pedagógicas de diversas escolas.

Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, a pedagoga especializada em educação básica, Marcela Cristina Cao de Assis Araújo, que atua em Timóteo, falou sobre a importância desse material.

Marcela pontuou que as escolas devem alinhar o planejamento e a escolha dos livros didáticos de acordo com os conteúdos e as habilidades de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “As escolas estaduais de Minas Gerais também têm um plano anual de curso que é para todas elas seguirem. A partir dessa análise, os professores verificam as opções disponíveis no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), considerando aspectos como linguagem acessível, qualidade dos conteúdos, lista de exercícios e adequação à faixa etária dos alunos”, detalhou.

“O professor deve complementar o ensino com outras fontes de pesquisa, usar metodologias ativas, realizar atividades práticas e projetos interdisciplinares. O educador precisa mediar a aprendizagem utilizando o livro didático, mas também trabalhando com intervenções pedagógicas que promovam a interação com o intuito de formar estudantes mais preparados e críticos”, afirmou.

PNLD
Ela ressalta que o PNLD é uma política pública executada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação extremamente importante, visto que “destina-se a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias de forma sistemática, regular e gratuita aos estudantes de escolas públicas”.

“Por meio do acesso ao livro didático é possível monitorar a qualidade do ensino, a padronização dos conteúdos e proporcionar um recurso acessível para todos os alunos, contribuindo para a organização do aprendizado, facilitando o trabalho dos professores e ajudando a reduzir desigualdades educacionais, garantindo que todos tenham acesso ao conhecimento de forma estruturada”, finalizou.

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Comentários

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Gildázio Garcia Vitor

27 de fevereiro, 2025 | 21:41

“Livros, didáticos ou não, revistas, jornais, revistas em quadrinhos, portais de notícias etc. são as melhores ferramentas para o desenvolvimento da aprendizagem. Afinal, segundo minha amiga e Mestra, Margarete de Abreu, "Quem lê muito, sabe muito; quem lê pouco, sabe pouco; e quem não lê nada, não sabe nada".
Quando comecei a lecionar em escolas públicas, em março de 1983, na época dos mimeógrafos, nem os Professores tínhamos livros. No Ensino Médio, o Segundo Grau com cCentífico, Magistério e Cursos Técnicos, é que, às vezes, os alunos eram "obrigados" a adquirir alguns livros, principalmente de Matemática e de Português.”

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