27 de fevereiro, de 2025 | 06:00
Acesso ao livro didático potencializa processo de aprendizagem de estudantes
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoNesta quinta-feira (27), celebra-se o Dia Nacional do Livro Didático, ferramenta de suporte para os professores, capaz de auxiliá-los com conteúdos, explicações, visualização de imagens e gráficos, além de listas de exercícios. Trata-se de um recurso que contribui com o processo de aprendizagem dos estudantes e atende às propostas pedagógicas de diversas escolas.
Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, a pedagoga especializada em educação básica, Marcela Cristina Cao de Assis Araújo, que atua em Timóteo, falou sobre a importância desse material.
Marcela pontuou que as escolas devem alinhar o planejamento e a escolha dos livros didáticos de acordo com os conteúdos e as habilidades de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As escolas estaduais de Minas Gerais também têm um plano anual de curso que é para todas elas seguirem. A partir dessa análise, os professores verificam as opções disponíveis no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), considerando aspectos como linguagem acessível, qualidade dos conteúdos, lista de exercícios e adequação à faixa etária dos alunos”, detalhou.
O professor deve complementar o ensino com outras fontes de pesquisa, usar metodologias ativas, realizar atividades práticas e projetos interdisciplinares. O educador precisa mediar a aprendizagem utilizando o livro didático, mas também trabalhando com intervenções pedagógicas que promovam a interação com o intuito de formar estudantes mais preparados e críticos”, afirmou.
PNLD
Ela ressalta que o PNLD é uma política pública executada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação extremamente importante, visto que destina-se a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias de forma sistemática, regular e gratuita aos estudantes de escolas públicas”.
Por meio do acesso ao livro didático é possível monitorar a qualidade do ensino, a padronização dos conteúdos e proporcionar um recurso acessível para todos os alunos, contribuindo para a organização do aprendizado, facilitando o trabalho dos professores e ajudando a reduzir desigualdades educacionais, garantindo que todos tenham acesso ao conhecimento de forma estruturada”, finalizou.
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Gildázio Garcia Vitor
27 de fevereiro, 2025 | 21:41Livros, didáticos ou não, revistas, jornais, revistas em quadrinhos, portais de notícias etc. são as melhores ferramentas para o desenvolvimento da aprendizagem. Afinal, segundo minha amiga e Mestra, Margarete de Abreu, "Quem lê muito, sabe muito; quem lê pouco, sabe pouco; e quem não lê nada, não sabe nada".
Quando comecei a lecionar em escolas públicas, em março de 1983, na época dos mimeógrafos, nem os Professores tínhamos livros. No Ensino Médio, o Segundo Grau com cCentífico, Magistério e Cursos Técnicos, é que, às vezes, os alunos eram "obrigados" a adquirir alguns livros, principalmente de Matemática e de Português.”