26 de fevereiro, de 2025 | 08:35
Ex-funcionários e sócios relatam descaso com unidade do Sest Senat Vale do Aço
Danúbia Mota/Arquivo DA
Unidade entrou em funcionamento em 2009 e conta com um clube de lazer, além de ofertar cursos gratuitos
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
O Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), criados em 14 de setembro de 1993, pela Lei nº 8.706, são instituições voltadas para a valorização dos transportadores autônomos e trabalhadores do setor de transporte. A instituição oferece, de forma gratuita aos motoristas de veículos de cargas, cursos obrigatórios previstos na resolução 789/20 do Conselho Nacional de Trânsito Contran. Além disso, na unidade do Sest Senat Vale do Aço, localizada no bairro Parque Caravelas, em Santana do Paraíso, há um clube que busca contribuir para a manutenção da forma física e o bem-estar do corpo e da mente de toda a sociedade”, além de proporcionar momentos felizes e de confraternização com amigos e familiares”, como descreve um texto localizado no próprio site da entidade.
No entanto, o propósito idealizado, aparentemente, não contempla o atual cenário. Ex-funcionários e sócios do local têm apontado um descaso da atual administração com os equipamentos na unidade. Conforme relatado à reportagem do Diário do Aço, foi iniciada a venda de equipamentos da academia da unidade.
Outra pessoa, ligada a um dos sindicatos dos trabalhadores, informou que a área da piscina também está abandonada, bem como os quiosques e bancos de madeiras. A missão do Sest Senat é muito importante. Pena não está sendo atingida”, complementou uma ex-funcionária entrevistada pela reportagem.
Demissões
Ainda conforme relatos, de fevereiro a abril de 2023, quando uma nova gestão assumiu, somente na unidade Vale do Aço foram demitidos cerca de 25 trabalhadores.
Reunião
Após o carnaval, diretores e representantes dos sindicatos em Minas Gerais, por meio da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Minas Gerais (Fettrominas), terão uma agenda com o presidente do Sest Senat, para compreender o atual cenário, visto que outras unidades também passam pelo descaso” na infraestrutura.
É um órgão que foi criado, que a gente percebe que se funcionar bem valoriza muito o profissional, tanto o motorista, como os operadores e as famílias. Infelizmente, exceto em João Monlevade, que inaugurou há pouco tempo, e Varginha, que também está muito bem conservado, o restante do estado está tudo sucateado”, finalizou a fonte.
Sest Senat
O Diário do Aço solicitou um posicionamento oficial do Sest Senat, por meio da assessoria de imprensa, mas até o fechamento desta edição, não obteve retorno. O espaço permanece aberto para futuras manifestações.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Jose Maria
28 de fevereiro, 2025 | 20:08Não sou sócio e também não sou caminhoneiro. Mas tive uma necessidade de fazer uma visita neste local, e fiquei horrorizado pela falta de responsabilidade, com os cuidados básicos. Esta tudo jogados as traças e pior acredito que uma estrutura como esta veio de dinheiro público. ? agora deve custar uma fortuna para colocar novamente em condições, e pra isso, novamente o cofre público vai ser acionado e o ciclo de jogar fora ou desviar continua.”
Maia
28 de fevereiro, 2025 | 07:05Verdade . O Set Senat está assim porque o presidente é Rubens Lessa dono da Saritur por isso está de mal a pior.”
Homem da Primeira Hora
27 de fevereiro, 2025 | 05:17Nem sei se este comentário vai sair por que o que Comento não passa na moderação as vezes, mas a verdade é que depois governo Dilma, que limpou o caixa do sistema S, maus 20 bilhões, só do SEST/SENAT, foi o que foi divulgado 6 BILHOES, pararam de fazer caixa, modificando a gestão do sistema, agora vem as consequências, isto ninguém fala, trabalhador e sua familia fica prejudicado,
Hoje tratamento dependentes e cobrado uma taxa por cada atendimento, tem muita coisa que acontece que afeta aqui embaixo, que o trabalhador não se dá conta de onde vem ação maior.
Falando moderado pra ver se este comentário é publicado.”
Feliz
26 de fevereiro, 2025 | 22:14Sou motorista a 18 anos e se vc não for funcionário de empresa com CNPJ que seja de transporte vc tem que pagar pelos cursos eu entendo que se vc e motorista independente se o CNPJ da empresa e de transporte ou não vc teria direito”
Paulo Marra
26 de fevereiro, 2025 | 16:36Uma verdadeira vergonha, isso sim. Dá pena ver o lugar hoje.”
Jon
26 de fevereiro, 2025 | 16:34Tufo que é pra beneficiar o trabalhador é desprezado.”
Rx
26 de fevereiro, 2025 | 09:07Gente tudo verdade
Sou associada ali
Pelo amor de Deus que lugar abandonado sem contar que pra marca atendimento só se for lá.
Situação caótico
Se continuar assim num vai mais 2 anos”