DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

25 de fevereiro, de 2025 | 15:51

Procon-MPMG multa Shopee em quase R$ 1 milhão por descumprir direito de arrependimento dos consumidores

MPMG/Divulgação
O MPMG enfatizou que eventuais dificuldades na devolução de tributos devem ser resolvidas entre o fornecedor e os órgãos fiscais competentesO MPMG enfatizou que eventuais dificuldades na devolução de tributos devem ser resolvidas entre o fornecedor e os órgãos fiscais competentes

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) aplicou uma multa de R$ 762.309,01 à SHPS Tecnologia e Serviços Ltda – Shopee devido à não devolução integral dos valores pagos pelos consumidores que exerceram o direito de arrependimento em compras internacionais realizadas na plataforma.

Nos casos de contratação fora do estabelecimento comercial, como compras pela internet, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 49, garante ao consumidor um prazo de sete dias corridos para desistir da compra, com direito à restituição imediata e integral dos valores pagos, sem necessidade de justificativa.

A investigação conduzida pela 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte revelou que a Shopee retém os impostos incidentes sobre importação, mesmo quando o consumidor solicita o reembolso dentro do prazo legal, violando o artigo 49 do CDC. Essa prática foi confirmada tanto por meio de fiscalização eletrônica quanto pela própria política da empresa divulgada em seu site. O MPMG enfatizou que eventuais dificuldades na devolução de tributos devem ser resolvidas entre o fornecedor e os órgãos fiscais competentes, sem transferir essa responsabilidade ao consumidor, que é a parte mais vulnerável na relação de consumo.

Em sua defesa, a empresa alegou que informa previamente os consumidores sobre a retenção dos impostos em casos de devolução de produtos adquiridos em transações internacionais. Além disso, argumentou que a legislação tributária brasileira não prevê mecanismos de devolução de tributos pagos na importação. No entanto, essa justificativa não exime a Shopee da obrigação legal de restituir integralmente os valores pagos pelo consumidor.

Diante da constatação das práticas infrativas e da recusa da Shopee em firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e Transação Administrativa (TA), o Procon-MPMG aplicou a multa à empresa, com fundamento nos seguintes dispositivos legais:

· Código de Defesa do Consumidor: (Lei Federal nº 8.078/1990): art. 6º, IV; art. 39, V; e art. 49, parágrafo único;

· Decreto Federal nº 2.181/1997: art. 12, VI; art. 13, VIII e;

· Decreto Federal nº 7.962/2013: art. 5º, parágrafo 2º.

Essa penalidade reforça o compromisso do Ministério Público de Minas Gerais na proteção dos direitos do consumidor, garantindo que plataformas de comércio eletrônico cumpram integralmente a legislação vigente. (Com informações do Ministério Público de Minas Grais)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cidrac Pereira de Moraes

26 de fevereiro, 2025 | 12:20

“Wesley, é necessário votar em políticos que defendem o SUS e outros benefícios sociais. E isso num é coisa difícil, basta observar para perceber quem atua em favor do povo e quem atua contra.”

Wesley

25 de fevereiro, 2025 | 16:01

“Não tirando a razão do MPMG nesse caso pois a lei está aí para ser cumprida, mas pegando carona no assunto, eu estou pagando meus impostos para receber segurança pública, atendimento médico, estradas seguras sem buracos, saneamento básico de qualidade e olhe que não estou pagando pouco, mais de 35% da minha renda está sendo pago nisso, eu estou arrependido de ter pago por isso, teria como o governo ressarcir? O salário alto dos pilotos, também estou arrependido de pagar pois não estão fazendo um bom serviço, há se a vida fosse mais fácil.”

Envie seu Comentário


Consul Coooperados 300x250