25 de fevereiro, de 2025 | 12:00

Aplicativos de mensagens vs. redes sociais: quais são mais eficazes para comunicar com clientes?

Se você tem um negócio online, então já deve estar familiarizado com a importância de comunicar direta e eficazmente com seus clientes. A comunicação digital é majoritariamente desempenhada por via de aplicativos de mensagens (WhatsApp, Telegram, etc.) ou redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok): mas qual dos dois métodos é melhor para a sua empresa?


Mensagens e redes sociais: dois propósitos distintos

Geralmente, os aplicativos de mensagens são melhores para a comunicação direta com clientes. No Brasil, estes aplicativos já são usados por mais de 80% das empresas para facilitar a interação com clientes, num sinal claro de sua importância.
Por outro lado, as redes sociais são majoritariamente associadas a campanhas em grande escala, permitindo que um só anúncio ou mensagem chegue a muitas pessoas. Para a comunicação direta (mensagens privadas, esclarecimento de dúvidas, etc.), no entanto, as redes sociais são bem menos eficazes do que os aplicativos de mensagens.

Como melhorar a comunicação com clientes do seu negócio

Devido a vantagens como a rapidez de resposta ou capacidade de personalização, os aplicativos de mensagens são melhores para lidar diretamente com clientes do que as redes sociais. Mas o que você pode fazer quando a sua equipe não consegue lidar com o elevado volume de pedidos?

Uma das soluções é criar um chatbot que seja capaz de esclarecer dúvidas comuns rapidamente e de modo automatizado. Chatbots modernos também são capazes de enviar mensagens em massa em aplicativos, algo que anteriormente seria mais conveniente utilizando redes sociais.

Melhores aplicativos de mensagens do Brasil

O WhatsApp é, de longe, o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, utilizado por cerca de 92% da população. Contudo, isso não significa que você deva ignorar as alternativas. Afinal, aplicativos como o Telegram, Viber, Signal ou Facebook Messenger também podem ser essenciais para lidar com seus clientes.

Por este motivo, é recomendável procurar serviços que permitam criar chatbots adaptados a aplicativos de mensagens específicos. Estes incluem não só um chatbot para WhatsApp, mas também um chatbot para Telegram e quaisquer outros aplicativos relevantes.

Comunicar com clientes via aplicativos de mensagens: 3 regras de conduta

Ninguém quer ser o "chato do WhatsApp", muito menos ao comunicar profissionalmente com clientes! A gestão do suporte ao cliente da sua empresa está sempre em suas mãos, mas estas 3 regras de conduta podem ajudá-lo a encontrar o melhor caminho:

1 - Priorize sistemas automatizados: Os chatbots são cada vez mais acessíveis, personalizáveis e avançados, constituindo a solução de excelência para a comunicação efetiva com clientes em pequenas e grandes empresas.

2 - Considere a personalização de mensagens: Os aplicativos de mensagens são os favoritos dos clientes devido à interação direta, pelo que é sempre boa ideia incluir algum tipo de detalhe personalizado (muitas vezes, basta usar o nome próprio do cliente) em suas interações.

3 - Seja amigável (mas sem ir demasiado longe): Ao comunicar com clientes via aplicativos de mensagens, é importante evitar ser demasiado "profissional", optando por um tom amigável e descontraído. Contudo, evite ir demasiado longe: os seus clientes não são seus amigos, e devem ser tratados com o máximo de respeito.
Resumindo, a comunicação direta com clientes via aplicativos de mensagens e chatbots é um elemento essencial de qualquer negócio moderno, dentro e fora do Brasil! Artigo de: Jaqueline Oliveira.
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