25 de fevereiro, de 2025 | 06:00
Deu o esperado
Fernando Rocha *
Como era previsto, o Atlético fez outro 2 x 0 e passou fácil pelo Tombense, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, classificando-se para decidir o título do Campeonato Mineiro pela décima nona vez consecutiva.Podia até perder por um gol, mas encarou com seriedade a decisão e não poupou nenhum de seus principais titulares, sem menosprezo ao modesto, mas sempre organizado Gavião Carcará”, que representa a Zona da Mata.
Todo o time do Galo jogou bem, até mesmo os que entraram no segundo tempo, mas o atacante Rony, que chegou chegando, fazendo gols, já se credencia a ser o substituto de Paulinho e formar a dupla titular ao lado do Hulk.
Outro destaque é a defesa alvinegra, a menos vazada entre todos os times da Série A no país, que levou apenas 2 gols em 11 jogos (Dez no Mineiro e um na Copa do Brasil).
O goleiro Everson merece uma menção especial, pois sempre que é exigido aparece como salvador da pátria, desta vez pegando um pênalti que acabou com qualquer possibilidade de reação do Tombense.
Fracasso retumbante
Na outra semifinal, fortes emoções e novo empate de 1 x 1 no tempo normal. Nos pênaltis, o América levou a melhor e eliminou o Cruzeiro.
Apesar de não contar com seu principal jogador, Matheus Pereira, envolvido durante a semana em uma negociação com o futebol russo, que acabou não se concretizando, o Cruzeiro foi mais dominante, mas abusou de perder gols contra um América inferior tecnicamente, porém, muito organizado e seus jogadores se doando ao máximo, para ao menos levar a decisão às penalidades, o que acabou conseguindo.
Achei que Cássio e Matheus Mendes falharam nos gols sofridos no tempo normal, mas o goleiro celeste, que é um grande pegador de pênaltis, acabou se redimindo ao defender uma cobrança mal feita de Jonathas do América, nos acréscimos do 2º tempo, o que evitou a classificação do Coelho no tempo normal.
Na decisão por penalidades, prevaleceu o melhor equilíbrio emocional dos jogadores alviverdes, e o América venceu e se classificou à final merecidamente.
FIM DE PAPO
A decisão do Campeonato Mineiro está marcada para os dias 8 e 15 de março, com vantagem do América decidir em casa. Se houver empate nos dois jogos, a decisão será por pênaltis. Antes de buscar o hexacampeonato, o Atlético enfrenta no dia 5 de março o Manaus, pela segunda fase da Copa do Brasil. A partida está prevista para o Mineirão e até lá o técnico Cuca vai ter tempo suficiente para descansar e treinar a equipe, após uma maratona de jogos praticamente a cada três dias.
Apenas dois jogadores se salvam neste momento na equipe do Cruzeiro: o zagueiro Jonathas Jesus, uma grata surpresa, que tem se mostrado firme e seguro na defesa; o atacante Dudu, único dos novos contratados que está justificando o polpudo salário pago pela SAF celeste. A revolta da torcida está sendo proporcional ao ôba-ôba feito no início desta temporada em torno das contratações de jogadores renomados e que não deram certo.
Os laterais William e Marlon, além de Matheus Pereira, foram nomeados vilões pela torcida, que chegou a pendurar bonecos com as camisas dos três em um viaduto de BH. Poupado das críticas mais pesadas, pelo menos por enquanto, o mais decepcionante de todos até agora, sem dúvida, é Gabriel Barbosa, Gabigol, que não cria nada, zero assistências, ainda perde gols incríveis até sem goleiro. De mãos na cintura, só sabe reclamar dos companheiros e da arbitragem, sem nada render que justifique o salário mensal na casa dos R$ 3 milhões.
Pior de tudo foi o ato criminoso de um marginal, energúmeno, que certamente será identificado e enquadrado pela polícia, que atacou de forma covarde e nojenta nas redes sociais o goleiro do América, Matheus Mendes, e sua família. Sujeito dessa estirpe, capaz de praticar crime desta natureza, precisa ser punido exemplarmente e ter a sua cara lavada exposta nas próprias redes sociais e meios de comunicação, para que todos saibam o verme que é, reconhecendo-o em todo lugar onde estiver. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















