22 de fevereiro, de 2025 | 10:51
Zoonoses de Timóteo orienta como prevenir acidentes com escorpiões
Divulgação
População deve tomar uma série de cuidados para evitar o aparecimento de escorpiões em casa

O governo de Timóteo, por meio do Controle de Zoonoses, promoveu na sexta-feira (21), na Unidade Básica de Saúde do bairro Alegre, uma ação para orientar a população sobre prevenção e cuidados em casos de acidentes com escorpiões.
A bióloga Rosana Silva e agentes de combate às endemias explicaram como agir em caso de infestação ou picada. Rosana informou que acidentes ocorrem quando o escorpião injeta veneno pelo ferrão e apresentou os principais sintomas.
Sintomas
A dor é imediata e pode se espalhar para outras áreas, causando sudorese e dificuldade de movimentação. Nos primeiros minutos ou horas após o acidente, podem surgir sintomas como sudorese intensa, tremores, náuseas, vômitos, alterações na pressão arterial, arritmia, edema pulmonar e choque, principalmente em crianças, que têm maior risco de complicações.
Em caso de acidente, a orientação é buscar atendimento imediato no Hospital e Maternidade de Timóteo, que funciona 24 horas para esse tipo de atendimento.
Prevenção
Para evitar a presença de escorpiões, é recomendado: Armazenar o lixo em recipientes fechados para evitar insetos que servem de alimento para escorpiões; Manter grama aparada e quintais limpos, sem acúmulo de entulho, folhas secas e materiais de construção; Usar calçados e luvas ao manusear entulhos ou realizar limpeza externa; Evitar plantas muito densas perto de paredes e muros; Solicitar limpeza de terrenos baldios ao proprietário ou ao Executivo, se necessário; Sacudir roupas e calçados antes de usar; Instalar soleiras nas portas e telas em ralos e janelas; Vedar frestas e buracos em paredes e pisos; Afastar camas e berços das paredes e evitar roupas de cama encostando no chão; Não pendurar roupas nas paredes; Preservar predadores naturais dos escorpiões, como corujas, lagartos e sapos.
Contato com o Controle de Zoonoses
Denúncias e solicitações devem ser feitas exclusivamente pela Ouvidoria da Saúde, pelo telefone 3847-7676, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente na Praça 29 de Abril, 3º andar da Secretaria Municipal de Saúde.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]