22 de fevereiro, de 2025 | 08:30
Dia Internacional do Maçom ressalta trabalho filantrópico
Enviada ao Diário do Aço
''Bíblia Sagrada é o livro da lei e nela vivemos'', diz Juliano Fábio, coronel veterano da PM e presidente do Conselho de Veneráveis das Lojas Maçônicas da RMVA
Por Sofia Carvalhido- Repórter Diário do Aço 
É celebrado neste sábado (22) o Dia Internacional do Maçom, uma instituição filosófica que executa trabalhos filantrópicos na comunidade em que está inserida. Em entrevista ao Diário do Aço, o presidente do Conselho de Veneráveis das Lojas Maçônicas da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) e coronel veterano da Polícia Militar, Juliano Fábio Lemos Dias, explicou detalhes da Maçonaria.
Atualmente, o Conselho congrega 20 lojas maçônicas e sete outras entidades paramaçônicas na RMVA. Juliano afirma que a missão da assembleia é promover a união e o fortalecimento das lojas maçônicas associadas, apoiando o desenvolvimento moral, intelectual, cultural e social de seus membros e suas famílias, e contribuir para o bem-estar da região por meio de ações filantrópicas, educacionais, culturais e projetos de desenvolvimento regional”.
Iniciação
O presidente, que faz parte da Loja Maçônica União e Progresso, de Coronel Fabriciano, iniciou suas atividades na Ordem em 2000, na Loja Maçônica Floriano Peixoto, em Aimorés. Ele conta que, para fazer parte da Maçonaria, o candidato deve ser indicado por um maçom, que fará a iniciação do candidato. Posteriormente, ele deve cumprir com alguns critérios, como acreditar em Deus e ter o consentimento da esposa. Dessa forma, sua vida será investigada para que a Ordem se certifique de sua boa conduta. Caso as competências sejam atendidas, ele estará apto a ingressar na Ordem.
Juliano destaca que, ao iniciar, o candidato entende que ali é uma instituição filosófica: Ela traz vários ensinamentos, de várias formas. Os nossos rituais têm várias formas de ensinar ao maçom a buscar ser um ser humano melhor. Essa é a essência”.
Atividades
Além da parte filosófica, o coronel afirma que também são feitos vários trabalhos filantrópicos. Entretanto, muitas vezes, a sociedade não fica sabendo dos trabalhos exercidos pela Ordem. Dizer que somos secretos talvez não seja a palavra correta, a palavra mais correta para falar da maçonaria talvez seja discreta”.
Crendices
Existem muitas histórias sobre a origem da Maçonaria. Enquanto alguns historiadores afirmam que o movimento surgiu em meados de 1700, outros indicam que seu surgimento é mais antigo, ainda na Idade Média. Contudo, apesar de sua origem não ser clara, muitas teorias da conspiração apareceram ao longo dos anos.
Acreditar num tipo de história como essa, nos nossos tempos atuais, é quase como viver ainda nos tempos do obscurantismo. Esses casos de boatos sobre rituais com animais e pacto com o diabo da maçonaria, entre outras tantas outras, não têm o menor cabimento”, ressalta Juliano.
É justamente contra esse tipo de obscurantismo, ou de deixar o nosso povo no obscurantismo, que a maçonaria sempre lutou”, continua.
Histórias marcantes
Juliano conta que já teve muitas experiências na Maçonaria, mas destaca duas que ficaram marcadas. A primeira, durante a pandemia, quando a Ordem comprou cestas básicas para serem doadas na região.
A segunda foi durante o ataque à uma creche em Janaúba, em 2017, em que o segurança ateou fogo na instituição, matando oito crianças de quatro anos e uma professora de 43. O caso chegou ao conhecimento da entidade paramaçônica, Shriners International, nos Estados Unidos. Dessa forma, os filiados ligaram para os representantes da entidade em Minas Gerais e ofereceram aviões para levar e trazer as crianças aos EUA, para serem tratadas no Hospital para Crianças Shriners, especialista em queimados e crianças. Apesar disso, os feridos foram tratados no estado, aos cuidados de muitos médicos maçons.
Conhecimento
Juliano pede que as pessoas parem de acreditar no que ouvem de outros menos entendidos e esclarecidos e que, para eles, Bíblia Sagrada é o livro da lei” e nela vivem. A Maçonaria é formada por homens de bem, não tem nada de secreta, não tem nada de regular com seres malignos, nada disso. Nós somos só uma instituição que pretende melhorar o ser humano, e melhorando o homem, a gente acaba melhorando a nossa sociedade também”, destaca.
Datas comemorativas
Por fim, ele explica que há duas datas comemorativas para o Dia do Maçom. A primeira é dia 22/2, em que se comemora o Dia Internacional do Maçom. Isso se deve ao nascimento de George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos, uma figura importante na história da independência estadunidense e que era maçom.
A outra em 20 de agosto, quando é comemorado o Dia Nacional do Maçom, data em que foi criado o Grande Oriente do Brasil, primeira entidade a congregar lojas maçônicas no país e que foi reconhecida internacionalmente. No Brasil, uma figura importante da história é José Bonifácio, pela sua participação no processo de independência do país e sua filiação à Maçonaria, ajudando na criação do Grande Oriente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Zé Doido
24 de fevereiro, 2025 | 08:41Os maçons antes viviam mais no anonimato, eram grupos mais isolados, principalmente os evangélicos os viam até como adoradores do diabo, porém chegou um ser desprezível na presidência da república e conseguiu juntar o que há de pior entre os povos, onde o ódio pelas minorias é o elo, o desprezo pelos negros, mulheres, nordestinos, LGBT's e afins dividiu nosso país.
Não tinha nada contra os maçons, mas após eles terem tomado partido e decidido justamente pelo lado do mal que hoje tenho asco dessa turma.”