21 de fevereiro, de 2025 | 13:00
Medicamentos e fraldas geriátricas do Programa Farmácia Popular passam a ser gratuitos
Elza Fiuza/Agência Brasil
No formato antigo do programa do governo federal apenas alguns itens eram totalmente gratuitos
No formato antigo do programa do governo federal apenas alguns itens eram totalmente gratuitosTodos os 41 itens oferecidos pelo Programa Farmácia Popular passam a ser entregues gratuitamente pelo Ministério da Saúde. A regra passou a valer no dia 14 e beneficiará mais de 1 milhão de pessoas, segundo estimativa da pasta. Entre os itens está a fralda geriátrica, que estará disponível para o público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais e indivíduos com mobilidade reduzida.
Atualmente, a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI) promove, mensalmente, a entrega sem custos de fraldas geriátricas para seus associados. A entrega por meio do governo chega para ajudar a devolver a dignidade a essas pessoas que muitas vezes não têm o dinheiro necessário para adquiri-las. Absorventes também serão entregues a participantes do Programa Dignidade Menstrual.
No formato anterior do programa, as pessoas precisavam pagar uma coparticipação” para ter acesso a fármacos, fraldas e absorventes. Apenas pacientes de algumas doenças recebiam a medicação totalmente gratuita. Agora, pacientes em tratamento de doenças como asma, diabetes, hipertensão, doença de Parkinson e glaucoma, terão direito a retirar os itens do programa sem nenhum custo em um estabelecimento conveniado.
Somente no Vale do Aço, considerando as cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso, existem 142 farmácias e drogarias credenciadas no programa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















Gildázio Garcia Vitor
21 de fevereiro, 2025 | 20:02Em um país com uma expectativa em elevação, como o nosso, medidas que beneficiem os idosos, especialmente aqueles de menor poder aquisitivo, têm que ser motivo de júbilo.
Depois de anos dedicados à produção de riquezas, o que um idoso espera da sua Pátria é muito pouco, apenas uma velhice com dignidade e respeito por parte Dela e da sociedade.”