21 de fevereiro, de 2025 | 08:30
Hora de fazer reivindicações à concessionária da 381
Ipatinga receberá reunião preparatória da prestação de contas dos 100 primeiros dias de concessão da BR-381
Matheus Valadares
Monitoramento das obras será feito para que concessionária execute tudo que está previsto em contrato
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Uma reunião preparatória para a prestação de contas dos 100 primeiros dias da concessão da BR-381, que foi assumida pela empresa Nova 381, será promovida na Fiemg Regional Vale do Aço, em Ipatinga, na manhã desta sexta-feira (21).
Na semana que passou, o Diário do Aço noticiou que haverá um evento no Médio Piracicaba, no Vale do Aço e no Vale do Rio Doce, para que os prefeitos e os presidentes de Câmaras e de entidades levem seus questionamentos à direção da concessionária.
O coordenador do Movimento Pró-Vidas da rodovia, Clésio Gonçalves, detalhou ao jornal que, com o intuito de se organizar para a prestação de contas deste período de obras, ocorrerão encontros em João Monlevade para o Médio Piracicaba, em Ipatinga para o Vale do Aço, e em Governador Valadares para o Vale do Rio Doce.
O objetivo é reunir as lideranças do movimento, no caso da Nova 381, para cada um tomar suas providências, relacionar os convidados, arrumar o local que vai sediar o evento e elaborar os convites. Consiste em toda ação preparatória.
No encontro, estarão os representantes da concessionária e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que passarão o que foi feito de melhoria. Até porque, no lançamento, falaram que iam fazer isso e aquilo, e na prestação apresentarão os números. Por exemplo: quantos quilômetros de recapeamento foram feitos, quantos quilômetros de capina, e assim sucessivamente. Então, nesta sexta-feira, estaremos em uma preparatória”, explicou Clésio.
Governador Valadares
Em Governador Valadares será feita outra reunião com o mesmo intuito, acrescentou o coordenador do Movimento Pró-Vidas. No município, estarão reunidos o prefeito, a associação comercial, a Fiemg Regional do Vale do Rio Doce. E o objetivo é o mesmo: a preparação para prestação de contas dos 100 primeiros dias da rodovia”, enfatizou.
Fazendo valer o contrato
Clésio destacou que tanto no Vale do Aço quanto em Governador Vale o Movimento Pró-Vidas apresentará a situação do seu novo projeto, chamado Fazendo Valer o Contrato”.
Mostraremos como esse projeto é fundamental, porque acompanharemos as datas das ações. A concessionária tem data para fazer o recapeamento, a duplicação de trechos. Tudo no contrato da ANTT com a concessionária tem as datas que devem ser feitas. Com esse projeto, iremos monitorar isso para que a concessionária cumpra os prazos. Já existe em todas as regiões uma descrença muito grande, visto que há muitos anos se fala em duplicar, e o que acontece?”, indagou.
Então, o nosso objetivo é acompanhar para que a coisa ocorra efetivamente. A previsão de fazer a duplicação total é de um espaço de oito anos”, reforçou.
Já publicado:
-Nova 381 abre vagas de trabalho para sete cidades, incluindo Ipatinga
-Saiba quais são as primeiras intervenções serão feitas pela concessionária Nova 381 a partir de segunda-feira
-Concessionária detalha plano de 100 dias em evento que marca privatização da BR-381
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Pedro Magalhães
22 de fevereiro, 2025 | 07:50Porque não liberar de imediato a parte já duplicada do trevo do viaduto da Prainha( Trevo de Hematita) até a comunidade dos Machados?”
Gelcimar Peixoto
22 de fevereiro, 2025 | 06:32Bom, como não posso frequentar reuniões a respeito e como usuário da via. Precisamos de um semáforo ou outro meio de sinalização para ajudar na atravessia no trevo do bairro parque Caravelas em Santana do Paraiso, o trecho é complicado para fazer esta conversão, principalmente em horário de pico.”
Bom
21 de fevereiro, 2025 | 12:31O SISTEMA IMPÕE A FORÇA, CERTAS OBRIGAÇÕES ,E PORQUE O POVO NÃO É CONSULTADO ANTES???
O VOTO É OBRIGATÓRIO, TEMOS QUE IR LÁ OU VOTAR OU JUSTIFICAR,SENÃO SOMOS PUNIDOS.
E PORQUE SOMOS OBRIGADOS A PAGAR PEDÁGIOS?????
NÃO FAZEM NADA A NOSSO FAVOR. PORQUE?????
OS PEDÁGIOS FAZEM O PREÇO DAS COISAS AUMENTAREM DE PREÇO.
UMA CARRETA PAGA POR EIXOS E FICA UM PREÇO ABSURDO EM PEDÁGIOS E SÃO MUITAS ATÉ O DESTINO FINAL.
SERÁ QUE TEREMOS UM LIDER A NOSSO FAVOR UM DIA??”
José
21 de fevereiro, 2025 | 12:27Divulgar uma reunião, importante como essa, praticamente no horário de término é sinal de pouco interesse de participação popular.”
Guima
21 de fevereiro, 2025 | 12:00O pedágio começa a ser cobrado em janeiro de 2026. Existe algumas obras importantes no perímetros urbano do vale do aço com passarela na 381 próxima ao Shopping do Vale e Próximo ao Panorama hotel como outros locais do Vale do aço. Estas obras estão no cronograma da companhia vencedora da licitação e esta programada para iniciar em 2027. Não seria a hora de antecipar estas obras pois o perímetro urbano é muito movimentado e tem perdido muitas vidas . Não justifica esperar tanto tempo. É hora dos políticos do Vale do aço reivindicar junto a companhia esta obras agora .”
Leonardo
21 de fevereiro, 2025 | 10:41TIMÓTEO. Esta reunião deveria indiscutívelmente ser realizada em Timóteo. Pois Timóteo está sendo esquecida e até prejudicada pela falta de benefícios e falta de projetos envolvendo a cidade junto à BR381.”
Josué Vieira de Andrrade
21 de fevereiro, 2025 | 09:31Duas partes poderiam ser facilmente melhoradas, ligar duplicação ja pronta ao trevo de Caeté, retirando a montanha que os separa e tem um passagem muito apertada e duplicação do trecho até trevo de São Gonçalo do Rio Abaixo que demanda pouca obra.”