21 de fevereiro, de 2025 | 08:30

Hora de fazer reivindicações à concessionária da 381

Ipatinga receberá reunião preparatória da prestação de contas dos 100 primeiros dias de concessão da BR-381

Matheus Valadares
Monitoramento das obras será feito para que concessionária execute tudo que está previsto em contrato Monitoramento das obras será feito para que concessionária execute tudo que está previsto em contrato
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Uma reunião preparatória para a prestação de contas dos 100 primeiros dias da concessão da BR-381, que foi assumida pela empresa Nova 381, será promovida na Fiemg Regional Vale do Aço, em Ipatinga, na manhã desta sexta-feira (21).

Na semana que passou, o Diário do Aço noticiou que haverá um evento no Médio Piracicaba, no Vale do Aço e no Vale do Rio Doce, para que os prefeitos e os presidentes de Câmaras e de entidades levem seus questionamentos à direção da concessionária.

O coordenador do Movimento Pró-Vidas da rodovia, Clésio Gonçalves, detalhou ao jornal que, com o intuito de se organizar para a prestação de contas deste período de obras, ocorrerão encontros em João Monlevade para o Médio Piracicaba, em Ipatinga para o Vale do Aço, e em Governador Valadares para o Vale do Rio Doce.

“O objetivo é reunir as lideranças do movimento, no caso da Nova 381, para cada um tomar suas providências, relacionar os convidados, arrumar o local que vai sediar o evento e elaborar os convites. Consiste em toda ação preparatória.
No encontro, estarão os representantes da concessionária e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que passarão o que foi feito de melhoria. Até porque, no lançamento, falaram que iam fazer isso e aquilo, e na prestação apresentarão os números. Por exemplo: quantos quilômetros de recapeamento foram feitos, quantos quilômetros de capina, e assim sucessivamente. Então, nesta sexta-feira, estaremos em uma preparatória”, explicou Clésio.

Governador Valadares
Em Governador Valadares será feita outra reunião com o mesmo intuito, acrescentou o coordenador do Movimento Pró-Vidas. “No município, estarão reunidos o prefeito, a associação comercial, a Fiemg Regional do Vale do Rio Doce. E o objetivo é o mesmo: a preparação para prestação de contas dos 100 primeiros dias da rodovia”, enfatizou.

Fazendo valer o contrato
Clésio destacou que tanto no Vale do Aço quanto em Governador Vale o Movimento Pró-Vidas apresentará a situação do seu novo projeto, chamado “Fazendo Valer o Contrato”.

“Mostraremos como esse projeto é fundamental, porque acompanharemos as datas das ações. A concessionária tem data para fazer o recapeamento, a duplicação de trechos. Tudo no contrato da ANTT com a concessionária tem as datas que devem ser feitas. Com esse projeto, iremos monitorar isso para que a concessionária cumpra os prazos. Já existe em todas as regiões uma descrença muito grande, visto que há muitos anos se fala em duplicar, e o que acontece?”, indagou.

“Então, o nosso objetivo é acompanhar para que a coisa ocorra efetivamente. A previsão de fazer a duplicação total é de um espaço de oito anos”, reforçou.

Já publicado:
-Nova 381 abre vagas de trabalho para sete cidades, incluindo Ipatinga
-Saiba quais são as primeiras intervenções serão feitas pela concessionária Nova 381 a partir de segunda-feira
-Concessionária detalha plano de 100 dias em evento que marca privatização da BR-381
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pedro Magalhães

22 de fevereiro, 2025 | 07:50

“Porque não liberar de imediato a parte já duplicada do trevo do viaduto da Prainha( Trevo de Hematita) até a comunidade dos Machados?”

Gelcimar Peixoto

22 de fevereiro, 2025 | 06:32

“Bom, como não posso frequentar reuniões a respeito e como usuário da via. Precisamos de um semáforo ou outro meio de sinalização para ajudar na atravessia no trevo do bairro parque Caravelas em Santana do Paraiso, o trecho é complicado para fazer esta conversão, principalmente em horário de pico.”

Bom

21 de fevereiro, 2025 | 12:31

“O SISTEMA IMPÕE A FORÇA, CERTAS OBRIGAÇÕES ,E PORQUE O POVO NÃO É CONSULTADO ANTES???
O VOTO É OBRIGATÓRIO, TEMOS QUE IR LÁ OU VOTAR OU JUSTIFICAR,SENÃO SOMOS PUNIDOS.
E PORQUE SOMOS OBRIGADOS A PAGAR PEDÁGIOS?????
NÃO FAZEM NADA A NOSSO FAVOR. PORQUE?????
OS PEDÁGIOS FAZEM O PREÇO DAS COISAS AUMENTAREM DE PREÇO.
UMA CARRETA PAGA POR EIXOS E FICA UM PREÇO ABSURDO EM PEDÁGIOS E SÃO MUITAS ATÉ O DESTINO FINAL.
SERÁ QUE TEREMOS UM LIDER A NOSSO FAVOR UM DIA??”

José

21 de fevereiro, 2025 | 12:27

“Divulgar uma reunião, importante como essa, praticamente no horário de término é sinal de pouco interesse de participação popular.”

Guima

21 de fevereiro, 2025 | 12:00

“O pedágio começa a ser cobrado em janeiro de 2026. Existe algumas obras importantes no perímetros urbano do vale do aço com passarela na 381 próxima ao Shopping do Vale e Próximo ao Panorama hotel como outros locais do Vale do aço. Estas obras estão no cronograma da companhia vencedora da licitação e esta programada para iniciar em 2027. Não seria a hora de antecipar estas obras pois o perímetro urbano é muito movimentado e tem perdido muitas vidas . Não justifica esperar tanto tempo. É hora dos políticos do Vale do aço reivindicar junto a companhia esta obras agora .”

Leonardo

21 de fevereiro, 2025 | 10:41

“TIMÓTEO. Esta reunião deveria indiscutívelmente ser realizada em Timóteo. Pois Timóteo está sendo esquecida e até prejudicada pela falta de benefícios e falta de projetos envolvendo a cidade junto à BR381.”

Josué Vieira de Andrrade

21 de fevereiro, 2025 | 09:31

“Duas partes poderiam ser facilmente melhoradas, ligar duplicação ja pronta ao trevo de Caeté, retirando a montanha que os separa e tem um passagem muito apertada e duplicação do trecho até trevo de São Gonçalo do Rio Abaixo que demanda pouca obra.”

Envie seu Comentário