19 de fevereiro, de 2025 | 15:15
Carnaval de BH terá atrações noturnas e madrugadas inéditas
Fotos: Leo Bicalho/Secult
Programação simultânea nas avenidas Brasil, Amazonas e Andradas integra música, poesia, artes visuais e dança
O Carnaval de Belo Horizonte de 2025 marcará um momento histórico ao apresentar atrações que se estendem pela noite e madrugada. A Via das Artes, uma iniciativa inovadora, transformará as avenidas Brasil, Amazonas e Andradas em palcos a céu aberto, oferecendo uma programação cultural diversificada e acessível”, informa a Agência Minas.
Organizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, em correalização com a Prefeitura de Belo Horizonte, a Via das Artes ocorrerá de 1 a 4/3, das 8h às 20h. Este projeto integra o Ano Mineiro das Artes (AMA), lançado com um investimento significativo, visando fortalecer a cultura e a arte em todo o estado.
Durante o dia, as avenidas serão sonorizadas para que todos possam apreciar a música dos blocos carnavalescos, que são as verdadeiras estrelas da folia carnavalesca. A programação artística complementar ocorrerá predominantemente à noite, após os desfiles dos blocos, oferecendo opções culturais adicionais aos foliões. A proposta visa proporcionar uma experiência contínua de entretenimento, respeitando os horários tradicionais dos blocos e ampliando as possibilidades de diversão para o público”, ressalta a assessoria do governo estadual.
Um dos destaques será a Virada Eletrônica na Via das Artes Amazonas”, que ocorrerá na segunda-feira, 3/3, das 20h às 6h, sob o comando do jornalista Zeca Camargo. Este evento inédito estenderá a festa pela madrugada, atendendo aos anseios dos foliões em anos anteriores por uma programação noturna vibrante durante o Carnaval.
O Palácio das Artes desempenha papel central na curadoria da Via das Artes, garantindo uma seleção artística de alta qualidade que reflete a diversidade cultural de Minas Gerais. A instituição, reconhecida por sua excelência na promoção das artes, assegura que a programação ofereça experiências enriquecedoras e inovadoras ao público.
União de esforços
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, destacou a relevância da correalização entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte. A união de esforços entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte é fundamental para a realização de um Carnaval que celebra nossa cultura e impulsiona a economia da criatividade. Juntos, estamos proporcionando uma festa inovadora e inclusiva para todos os mineiros e visitantes”, disse Leônidas Oliveira.
A Via das Artes reflete o compromisso das administrações estadual e municipal em promover a cultura e a arte como pilares do desenvolvimento econômico e social, reforçando a identidade mineira e posicionando Belo Horizonte como um dos principais destinos culturais do país durante o Carnaval.
No ano passado, a partir de um pedido dos próprios blocos, nós começamos a fazer a sonorização de duas avenidas e foi um sucesso estrondoso. Agora nós avançamos, partimos dessa parte mais técnica, que eram as avenidas sonorizadas, entendendo o significado de toda profusão e diversidade cultural de Minas Gerais, trazendo a Via das Artes”, completou a secretária adjunta de Comunicação de Minas Gerais, Bárbara Bottega.
A programação completa pode ser conferida em: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/ckeditor_assets/attachments/22449/via_das_artes_amazonas.pdf.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]