18 de fevereiro, de 2025 | 17:56

Santana do Paraíso registra 7,1% de infestação pelo Aedes aegypti no 1º LIRAa de 2025

Divulgação
A maioria dos criadouros foram encontrados dentro das residênciasA maioria dos criadouros foram encontrados dentro das residências
A administração de Santana do Paraíso promoveu o 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, com o objetivo de monitorar a infestação pelo vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya. O levantamento apontou um índice geral de infestação de 7,1%, classificando o município em estado de alto risco para surtos, informou o governo.

As equipes de saúde continuam com visitas domiciliares para orientação e eliminação de focos. A população é orientada, não deixar água parada, a realizar inspeções semanais em suas residências para eliminar possíveis criadouros e a receber a visita dos Agentes de Combate a Endemias (ACE’s). As principais formas de proliferação do mosquito identificadas foram: caixas d’água ligadas à rede de abastecimento; barris, tonéis, tambores e recipientes ao nível do solo; pequenos depósitos móveis (vasos de plantas, recipientes descartáveis); depósitos fixos (piscinas, ralos) e pneus, materiais rodantes, lixo (sacolas, tampinhas, latas).

LIRAa
O LIRAa é uma ferramenta do Ministério da Saúde para monitoramento e controle do Aedes aegypti. Índices superiores a 4% indicam alto risco para surtos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário