17 de fevereiro, de 2025 | 17:36

Inaugurada nova UBS no Manoel Maia, em Coronel Fabriciano

Divulgação
A UBS Luiza Dias Soares foi construída na rua Netuno, 435, no bairro Manoel Maia   A UBS Luiza Dias Soares foi construída na rua Netuno, 435, no bairro Manoel Maia

A administração de Coronel Fabriciano entregou, na manhã desta segunda-feira (17), mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) à população. A UBS Luiza Dias Soares foi construída na rua Netuno, 435, no bairro Manoel Maia, e chega para fortalecer e ampliar a atenção básica, proporcionando melhor qualidade de vida para cerca de quatro mil moradores, incluindo os bairros São Cristóvão, Frederico Ozanan e Judith Bhering, reforçou o governo.

Segundo o prefeito Sadi Lucca (PL), a saúde é prioridade em seu governo, e a nova UBS, que agora possui sede própria, é moderna e traz mais dignidade aos usuários e servidores. “Esta é uma entrega simbólica, uma vez que a Unidade Básica de Saúde já está funcionando e oferecendo um atendimento de qualidade e humanizado”, afirmou o prefeito.

O novo equipamento possui 272 m² de área construída e conta com seis consultórios, sendo um odontológico, além de farmácia, salas de vacina, curativo e medicação. O investimento total foi de R$ 1,4 milhão em recursos próprios, além de mais de R$ 1 milhão em equipamentos.
A administração municipal também anunciou que as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Santa Terezinha e São Domingos passarão por reforma. Além disso, outras duas UBSs serão construídas nos bairros Serra Azul e nas proximidades da Praça Céu.

Homenagem
A unidade básica de saúde recebe o nome de Luiza Dias Soares por meio da Lei Municipal nº 4.381, de 12 de agosto de 2021. Dona Luiza nasceu em 1925, no distrito de Sete Cachoeiras, município de Ferros (MG). Em 1946, casou-se com José Pereira da Costa, com quem teve seis filhos.

Em 1957, mudou-se com a família para Coronel Fabriciano, fixando residência na Rua Netuno, nº 301, no bairro Apara Foice, hoje conhecido como Manoel Maia. Rapidamente, tornou-se uma referência para os moradores, sendo uma mulher de forte espírito comunitário.

Dona Luiza começou a realizar missas em sua própria casa e, em 1979, junto com outros residentes, desempenhou um papel fundamental na construção da igreja católica do bairro, um importante marco para a comunidade.

Em 1980, mobilizou esforços para levar energia elétrica à região, conquista que se concretizou em 1981. Sempre disposta a ajudar, dedicou sua vida ao bem-estar dos moradores, sendo lembrada como um exemplo de compaixão, solidariedade e serviço comunitário.

Isabel Soares Pereira, filha de Dona Luiza, emocionou-se com a homenagem. “Sinto uma gratidão imensa por esse reconhecimento do trabalho que minha mãe realizou, mesmo com tantas dificuldades. Hoje, tento continuar o legado dela”, declarou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário