15 de fevereiro, de 2025 | 14:00

Noite de Museus e Bibliotecas bate recorde de participantes

Leo Bicalho/Secult-MG
Evento amplia o acesso à cultura com programação gratuitaEvento amplia o acesso à cultura com programação gratuita
A Noite Mineira de Museus e Bibliotecas (NMMB) chegou à sua 9ª edição - e a primeira de 2025 -, na última quinta-feira (13/2), registrando recorde na adesão de municípios. Participam do projeto 75 cidades mineiras, das quais 29 são estreantes, um aumento expressivo em relação à edição anterior, que contou com 45 municípios. No total, foram 120 atividades em 107 equipamentos culturais de diferentes regiões do estado.

A programação integra o AMA - Ano Mineiro das Artes, programa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). Criada em junho de 2022, a NMMB já passou, desde então, por 129 cidades diferentes, somando quase 500 atividades realizadas em mais de 170 museus e bibliotecas de diversas regiões do estado, cumprindo seu objetivo de democratização e descentralização do acesso à cultura em Minas.

Divulgação
Biblioteca Pública de Mateus Leme sediou evento noturnoBiblioteca Pública de Mateus Leme sediou evento noturno
Entre os estreantes desta edição está o Museu Histórico Francisco Fonseca, de Formiga, no oeste de Minas. Instalado em uma antiga estação ferroviária, o espaço preserva documentos históricos, artefatos indígenas, objetos pessoais e um acervo musical que homenageia seu patrono, o compositor Francisco Fonseca.

Ipatinga
Enquanto algumas cidades estreiam, outras reforçam a sua presença habitual no evento. É o caso da Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares, de Ipatinga, que participa desde as primeiras edições. Com um acervo de cerca de 30 mil obras e quase 21 mil usuários cadastrados, o espaço tem papel fundamental na disseminação do conhecimento e na promoção da cultura na cidade.
A gerente da biblioteca, Graziella Matos Costa, destaca que a NMMB permite o acesso para quem não consegue visitá-lo em horário comercial. “Além disso, buscamos oferecer uma experiência diferenciada, mais lúdica, com atividades como a resenha literária, que incentiva a leitura compartilhada e a doação de livros para complementar nosso acervo”, explica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário