14 de fevereiro, de 2025 | 16:00

''Cantinho de Nóis'' reúne oficina e espetáculo de dança em Ipatinga

Silvia Machado/Divulgação
A peça é inspirada em cantos e contos populares brasileirosA peça é inspirada em cantos e contos populares brasileiros

Neste domingo (16), tem oficina, apresentação de dança e bate-papo sobre o espetáculo “Cantinho de Nóis”, da Jorge Garcia Cia de Dança, de São Paulo, no Teatro Zélia Olguin, bairro Cariru, em Ipatinga. A peça é inspirada em cantos e contos populares brasileiros, tendo como base o álbum “Músicas do Brasil”, o livro de fotografia “Maracatu do Baque Solto”, de Pedro Ribeiro e Maria Lúcia Montes, e o livro “Contos Tradicionais do Brasil”, de Câmara Cascudo.

“A dramaturgia mescla fundamentos da dança contemporânea com elementos das danças populares brasileiras, e se baseia na evolução de um ambiente nostálgico e religioso dos cortadores de cana-de-açúcar da zona da mata de Pernambuco, para um ambiente rítmico, dançante e surreal do carnaval de Olinda. Motivos populares são pincelados das transformações de brincantes, esses seres que, do angustioso cotidiano, externalizam uma atmosfera alegre e descontraída, sendo o Cavalo Marinho e o Bumba-meu-boi exemplares desta descontração”, informa a produção do espetáculo.
Silvia Machado/Divulgação
Projeto tem oficina de dança contemporânea Projeto tem oficina de dança contemporânea
O projeto foi contemplado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023 e tem o objetivo de promover a circulação de “Cantinho de Nóis” por cinco cidades de Minas Gerais e cinco cidades da Bahia. O espetáculo está completando 20 anos em 2025.

Sobre a oficina
Além das apresentações, o projeto oferece uma oficina de dança contemporânea em cada cidade contemplada, aberta ao público. O objetivo é oferecer técnicas de conscientização da dança, do espaço, da anatomia básica e da expressão corporal, além de ressaltar algumas danças populares brasileiras, com foco nas danças pernambucanas, como Maracatu, Frevo, Cavalo Marinho e Coco de Roda. O público alvo é formado por bailarinos, atores, performers e a comunidade.

Sobre a companhia
A Jorge Garcia Companhia de Dança foi criada, em 2005, pelo diretor e coreógrafo Jorge Garcia, e desenvolve “uma linguagem própria em sua abordagem coreográfica, estética e temática, levantando questões sobre o corpo e o ambiente em que é inserido, suas possibilidades e como transformá-lo”, descreve a assessoria. Instalada em São Paulo, “a companhia desenvolve uma pesquisa em dança que busca novas possibilidades de vigor e sensibilidade no artista, valorizando o intérprete como criador em potencial”, diz a produção.

SERVIÇO
“Cantinho de Nóis” - Jorge Garcia Companhia de Dança
Domingo (16), às 18h, com bate-papo de 30 minutos após a apresentação
Oficina de dança: das 15h às 16h30
Local: Teatro Zélia Olguin - avenida Itália, 1.890, bairro Cariru - Ipatinga
Telefone: (31) 3825-1670
Link para Ingressos: 👉Clique aqui
Link para inscrição na oficina:
👉Clique aqui
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário