14 de fevereiro, de 2025 | 22:15
Usuários de estrada que liga a BR-381 ao bairro Cidade Nova denunciam lixão irregular
Enviada ao Diário do Aço
Entre os detritos é possível encontrar lixo eletrônico, produtos químicos, caixas com condimentos, maionese e molho para massas

Em mensagens enviadas ao Diário do Aço, leitores denunciam que há variados montes de lixo residencial, comercial e de construção civil a partir da BR-381 até o morro que dá acesso ao bairro Chácaras do Vale e ao Cidade Nova, em Santana do Paraíso. A estrada é também acesso a uma fábrica de colchões e corta um pasto e um loteamento. Os denunciantes não sabem dizer se o material é descartado por moradores do Cidade Nova ou de algum bairro limítrofe, de Ipatinga.
Transformaram a estrada em um lixão a céu aberto. A prefeitura limpou essa estrada faz menos de seis meses e já está neste estado. É uma falta de cidadania, que incomoda. Os montes de lixo aparecem do nada, a maioria é jogada altas horas da noite”, reclama um morador do Cidade Nova.
Alimentos
No local, é possível encontrar caixas contendo condimentos como maionese e molho para massas, lixo eletrônico aos montes, restos de equipamentos elétricos, entulho de material de construção, pneus velhos, câmaras de ar de pneu automotivo, lixo com restos de óleos e graxas de oficina mecânica, sacolas, embalagens vazias, produtos químicos, restos de jardim, entre outros.
Como denunciar
Em nota enviada ao Diário do Aço, a administração municipal de Santana do Paraíso informou que um novo serviço de limpeza naquele trecho da estrada será inserido na programação”. Além disso, disponibilizou os números de telefone 3251-7605/3251-7608 para a população fazer denúncias por ligação ou mensagem via WhatsApp e citou o aplicativo Prefeitura Aqui, que também funciona como um canal de denúncias.
Legislação municipal
O governo ainda lembrou da Lei Municipal nº 177/1999, que impõe multa para o descarte irregular de lixo. E ainda, no artigo 64 do Código de Obras, é tratada a proibição de impedir ou atrapalhar, por qualquer meio, o trânsito de pessoas ou veículos em vias públicas.
Lei federal
Por último, a administração municipal de Santana do Paraíso pontuou a Lei Federal nº 9.605/1998 de Crimes Ambientais. O artigo 54 menciona que Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Cidadão Ipatinguense
20 de fevereiro, 2025 | 21:16As prefeituras do Vale do Aço têm que multar quem joga lixo nas ruas. Deve haver uma multa de uns 3 mil reais para inibir essa prática delítiva
Como foi dito acima num comentário, câmeras nessas regiões resolveria esse problema para pegar esses criminosos.”
Tubiba
15 de fevereiro, 2025 | 20:18Em Ipatinga, não é diferente: Descartam lixo doméstico, restos de construção ,móveis, ao longo das avenidas....”
Cidadão
14 de fevereiro, 2025 | 14:23Não é só nesse lugar não. O Vale do Aço todo é um lugar sujo. As pessoas desse lugar não têm educação. Tem lixo na avenida Usiminas (Bom Retiro/HMC), tem montes de entulhos à margem do contorno rodoviário perto do Horto e do Mangueiras, tem lixão na estrada da Amizade, na parte de Ipatinga, tem lixo nos acessos a Santana do Paraíso e até no loteamento novo, no Cidade Nova, já estão despejando lixo. Aqui as pessoas jogam lixo nos canteiros centrais, na cara dura, até no meio das ciclovias. E também jogam lixo fora dos dias de coleta. Gente sem educação, sem cultura.”
Cameras
14 de fevereiro, 2025 | 10:28O jeito e colocar câmeras tanto para quem entra pela BR e para quem sai do bairro sentido a BR, assim identifica as placas dos veículos ( com entulhos ) e toma as providencias com o proprietário dos mesmos.”
Tonho
14 de fevereiro, 2025 | 10:13O Brasil é lindo, riquezas minerais, água abundância, sem terremoto, tudo pra ser primeiro mundo, MAS........INFELIZMENTE......”
Wellington
14 de fevereiro, 2025 | 09:27O que falta talvez seja uma ação da prefeitura , espalhando containers pela cidade para descarte de lixo ou indicar um local para esse fim . Não que justifique a ação dos moradores , mas é obrigação da prefeitura sanar problemas sociais .”
Afonso Assis
14 de fevereiro, 2025 | 09:14O ser humano é uma desgraça. Não importa o mal que faz ao meio ambiente e ao próximo, ele quer a coisa mais fácil, se livrar do lixo ou entulho, não importa onde e nem as consequências. O mal que de faz uma h retorna.”