Mais de 18 mil toneladas de entulho removidas em Ipatinga após 30 dias da catástrofe climática

Governo municipal apresenta números 30 dias depois da destruição causada por temporal em 12 de janeiro deste ano

12/02/2025 às 13:34
Divulgação
Governo afirma que 18 mil toneladas de entulhos foram recolhidas, 66 vias atendidas e mais de 900 trabalhadores mobilizados

Um mês após a tromba d’água que assolou Ipatinga na madrugada de 12 de janeiro, a administração municipal divulgou nesta quarta-feira (12) um balanço da limpeza urbana e recuperação da cidade, que são mantidos até hoje. Conforme o governo, entre os dias 12 de janeiro e 12 de fevereiro, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) removeram 18.003 toneladas de terra (barro) acumuladas em função das fortes enxurradas, desmoronamentos de encostas e transbordamento de córregos e galerias.

Os locais mais impactados foram a rua Colônia, com 679 toneladas recolhidas, seguindo-se a avenida José Raimundo, com 560 toneladas, e a rua Pusco, com 469 toneladas, todas no bairro Bethânia.

Apesar desse volume de material já retirado, a administração admite que o trabalho ainda está longe de ser concluído. De acordo com o secretário da Sesuma, Reginaldo Soares, ainda há muito material a ser removido, principalmente dentro das propriedades atingidas.

“Tem muito material que ainda não está nas ruas, encontra-se nos quintais das residências atingidas. O poder público segue um cronograma diário da retirada dessas terras e entulhos das ruas tão logo sejam depositados pelos moradores, que estão voltando para suas casas de forma gradativa desde que as reavaliações da Defesa Civil sejam favoráveis ao retorno”, assinalou.
Divulgação
Alguns locais ainda recebem atenção para concluir remoção de lama, terra e detritos

Demolições Além disso, há casos em que os imóveis não poderão ser reocupados devido ao risco estrutural. O secretário explica que será necessário remover grandes volumes de resíduos de residências que serão demolidas. “Vamos retirar grandes volumes de resíduos provenientes daquelas residências que deverão ser demolidas em definitivo, diante das avaliações dos engenheiros da Defesa Civil, que apontam que esses locais não são mais seguros para os moradores”.

Muito trabalho à frente Até agora, as ações de limpeza chegaram a 66 vias da cidade. Para dar conta dessa missão, mais de 900 trabalhadores estiveram envolvidos nos momentos mais críticos, entre servidores da Sesuma, da Secretaria de Obras (Semop) e voluntários.

Diante desse cenário, Reginaldo Soares prevê que o volume de entulhos ainda a ser removido pode igualar ou até superar o que já foi coletado nesses primeiros 30 dias.

A Prefeitura segue monitorando e atuando para garantir que todas as áreas afetadas sejam devidamente limpas e que os moradores possam retornar às suas casas com segurança.



Últimas notícias
Big Image
{{ modalData.legenda }}