10 de fevereiro, de 2025 | 17:08

Estelionatário que aplicava golpe da foto para reconhecimento facial é preso em Coronel Fabriciano

Reprodução de vídeo
Com o estelionatário foram recolhidos diversos produtos usados para enganar as pessoas e aplicar o golpe Com o estelionatário foram recolhidos diversos produtos usados para enganar as pessoas e aplicar o golpe

A Polícia Militar anunciou nesta segunda-feira (10), a prisão de um indivíduo acusado de aplicar o “golpe da foto”, ou “golpe do reconhecimento facial”. Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, o golpe consiste em supostas entregas de prêmios ou presentes às vítimas.

Entre as vítimas estavam principalmente pessoas idosas, mas há registro que pessoas mais novas também foram alvo dos marginais. Como há outros bandidos aplicando o mesmo golpe, em várias cidades, recomenda-se que as pessoas permaneçam alertas e não permitam que sejam feitas fotos de seu rosto no ato da entrega de encomendas.

O entregador solicitava um registro fotográfico para supostamente “finalizar o atendimento”. A fotografia funcionava como uma assinatura digital, ou reconhecimento facial em aplicativos de bancos e financeiras e o marginal concluía, com isso, movimentações financeiras, operações de crédito e outros procedimentos.
Reprodução de vídeo
Detalhe no tanque da moto usada pelo marginal que atacava principalmente idososDetalhe no tanque da moto usada pelo marginal que atacava principalmente idosos

Os levantamentos da polícia permitiram que o golpista que atuava no Vale do Aço fosse preso. O marginal foi visto por uma equipe da PM no bairro Recanto Verde, em Timóteo, e tentou escapar fugindo em alta velocidade rumo a Coronel Fabriciano. Apesar disso, acabou cercado e preso.

I.L.S., de 23 anos, confessou que fazia contato com um indivíduo em Contagem (MG) e que o objetivo era mesmo procurar as pessoas, ir à residência delas efetuar a suposta entrega de produtos, fazer a foto com o celular fornecido pelo contato em Contagem e enviar as imagens.

Com o estelionatário, conforme relata o 58º Batalhão da PM, foram recolhidos diversos bens usados no golpe. Também foi apreendida uma motocicleta Honda CG 160, usada pelo golpista. Chama a atenção a inscrição no tanque da moto: “Deus exalta os humildes”. Veja, abaixo, vídeo da PMMG com a confirmação da prisão do estelionatário:




Já publicado sobre golpes:

- Idoso de Ipatinga cai em golpe após o reconhecimento facial e tem prejuízo superior a R$ 20 Mil
-Golpe do IPVA prejudica casal do Vale do Aço
-Moradora de Ipatinga é vítima de golpe ao pagar IPVA
-Idoso de Ipatinga cai em golpe após o reconhecimento facial e tem prejuízo superior a R$ 20 Mil
-Quadrilha volta a aplicar o ''golpe dos nudes''
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zeza

11 de fevereiro, 2025 | 16:27

“Colocar frase de bíblia em moto carro ou em algum lugar não quer dizer nada, , o diabo também crer e estremece , mas não obedece , então colocar essas frases não quer dizer nada”

Zé Doido

10 de fevereiro, 2025 | 23:10

“Qual o problema de termos um bandido cristão? Aposto que ele até reza na hora de dormir.
Hoje em dia religião virou comércio e o que os bandidos sempre estão em busca? Do dindin, claro, entonces tá tudo junto e misturado, nenhuma surpresa.”

Cavera

10 de fevereiro, 2025 | 23:09

“Deus exalta os humildes,e a polícia oprime e encurrala o vagabundo isso é fato.”

Mura

10 de fevereiro, 2025 | 21:57

“Isso é fácil de resolver só exigir a presença do indivíduo na agência para abertura e contratação do serviço. Nada de biometria. Daí acaba com a vida fácil destes bandidos. Se o banco não aceitar essa condição ele fica responsável por ressarcimento no caso de um golpe. Os bancos tem que serem responsabilizados por estes golpes.”

Envie seu Comentário