08 de fevereiro, de 2025 | 08:30

No Vale do Aço, filhos são os principais suspeitos de agressão contra idosos

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em janeiro, foram registrados na região 63 casos de violência contra pessoa idosaEm janeiro, foram registrados na região 63 casos de violência contra pessoa idosa
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), os principais possíveis agressores de idosos são os próprios filhos, conforme indicam as denúncias feitas em janeiro. Neste mês, a região contabilizou 63 casos de violência contra o idoso. Eles foram registrados no painel de dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) do governo federal. Os dados foram atualizados no dia 2 de fevereiro.

Em Ipatinga, somente no primeiro mês do ano, foram registradas 40 denúncias de violência contra pessoas idosas. Dentre elas, 22 casos têm os filhos como os principais suspeitos da agressão.

O restante de casos na cidade tem a relação entre o suspeito e a vítima dividida da seguinte forma: esposo (3); genro/nora (3); neto (3); profissional de saúde (3); outros (2); vizinho (2); outros familiares (1); e sobrinho (1).

No município de Coronel Fabriciano, a quantidade de denúncias registradas foi menor (11). Neste caso, há cinco casos em que os vizinhos foram os possíveis agressores de pessoas idosas, quatro em que os filhos foram os suspeitos e dois citam sobrinhos como principal relação com as vítimas.

Em Timóteo, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos atendeu cinco denúncias, as quais aparecem filhos como principais suspeitos desse tipo de crime. Uma situação parecida ocorreu em Santana do Paraíso, visto que, das sete denúncias registradas, todas foram os filhos das vítimas os possíveis agressores.

Violações
A maioria das violações acontecem há mais de um ano e envolvem negligência, abandono, agressão, desamparo, insubsistência, ameaça, risco, falta de assistência e exposição. Grande parte dos denunciantes são terceiros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jurubeba

08 de fevereiro, 2025 | 13:06

“São filhos que não possuem algum parente corajoso,pois se fizessem isso com meus pais o vacilo seria cobrado de imediato.”

Envie seu Comentário