08 de fevereiro, de 2025 | 08:40

Aeroporto Regional do Vale do Aço registrou 5.569 voos ano passado, 4% a mais que em 2023

Matheus Valadares
Entre embarques e desembarques, aeroporto opera dez voos diáriosEntre embarques e desembarques, aeroporto opera dez voos diários
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
O Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso, fechou o ano passado com um aumento de 4,23% na operação de aeronaves em comparação com 2023. O número de aeronaves que decolaram e pousaram no terminal saltou de 5.343 para 5.569, conforme dados obtidos pelo Diário do Aço junto ao painel de estatísticas da Infraero, atualizados em 13 de janeiro.

No entanto, há uma queda quando avaliado o número de passageiros que passaram pelo terminal. Em 2024 foram 176.466, enquanto no ano anterior houve 191.016 pessoas embarcando e desembarcando, um decréscimo de 7,62%.
Não há registros relacionados aos anos anteriores, pois o sítio aeroportuário passou a ser administrado pela autarquia federal em meados de 2023.

Em entrevista ao Diário do Aço, Rodrigo de Araújo Silva, superintendente do Aeroporto Regional do Vale do Aço, afirma que os números “demonstraram um crescimento no movimento do aeroporto” e que a Infraero celebra o aumento no número de voos”, o que indica uma retomada robusta da aviação regional e a consolidação do aeroporto como um importante hub para região.

Transporte de carga
O transporte de carga por meio de aeronaves também apresentou um crescimento, saindo do patamar de 167.326 quilos de objetos carregados e descarregados, para 225.679 quilos em 2024, um salto de 34,87%. No ano passado, especificamente, foram 55.644 quilos de cargas que saíram do Vale do Aço para outras regiões, enquanto 170.035 quilos chegaram por meio do aeroporto.

Conectividade
Rodrigo também fez questão de destacar a importância do terminal para conectar o Vale do Aço a demais locais do estado e país. “O aeroporto desempenha um papel fundamental na conectividade da região. Ele facilita o acesso a grandes centros como Belo Horizonte e São Paulo, e essa conectividade impulsiona o desempenho econômico, turismo e integração regional, além de oferecer mais comodidade e praticidade aos moradores e visitantes”, pontua.

Melhorias e perspectivas
Perguntado sobre a perspectiva em relação à movimentação de passageiros no aeroporto, Rodrigo de Araújo Silva respondeu que aguarda um crescimento vertiginoso e que a Infraero tem trabalhado para aumentar a oferta de voos e horários na região. Hoje, o terminal conta com quatro voos diários de ida e volta, cada, para a capital mineira, operadas pela Azul, e um voo de ida e volta para São Paulo, fruto de uma parceria entre a Voepass e Latam.

“A perspectiva da Infraero é bastante positiva com a retomada gradual das atividades econômicas e a continuidade das obras de melhoria. Nós esperamos um crescimento ainda maior no número de voos de passageiros. A Infraero está trabalhando em conjunto com as companhias aéreas para ampliar a oferta de voos e horários, atendendo a demanda crescente da região”, afirmou o superintendente do aeroporto regional.

Rodrigo também fez um balanço das obras que estão em execução na unidade aeroportuária, e explicou como isso será benéfico para os passageiros.

“As obras de melhoria no aeroporto trarão vários benefícios para os passageiros. Em 2025 já é possível notar as primeiras melhorias na infraestrutura como os novos equipamentos e serviços. Estamos com uma obra de retrofit, fazendo uma ampliação da sala de embarque, desembarque, o que vai promover maior conforto para os passageiros, agilidade e também, assim que possível, temos a expectativa de aeronaves maiores aqui no nosso aeroporto. Estamos trabalhando para isso. Já foi feita a instalação de PAPI, faltando apenas a homologação, a pista foi recapeada, a gente tem um novo índice de resistência do nosso pavimento, que proporciona mais segurança e a possibilidade de maiores aeronaves operarem no nosso aeroporto”, finalizou.

Projetos
Além da instalação do PAPI, equipamento que permite maior segurança aos pilotos no momento de aterrissagem, da recuperação da pista e da ampliação do terminal de passageiros, que ainda irá iniciar, também foram feitos o cercamento patrimonial, e está em processo a construção de hangares para aeronaves particulares. O estacionamento também será reformulado. No ano passado, em visita ao Vale do Aço, Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, anunciou um investimento na ordem de quase R$ 90 milhões.
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Comentários

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Zé Colméia

09 de fevereiro, 2025 | 08:15

“O aeroporto só serve para funcionários da usina e empresas que tem caixa pra bancar valores altos de passagens.
Melhor ir de trem pra BH e sair de Confins, se for o caso.”

Pedro José Machado

08 de fevereiro, 2025 | 21:34

“Viajei para Roma eu minha esposa dia 21 de janeiro e retornei dia 6 de fevereiro 2025 no voo Ipatinga a Congonhas ida e volta. Facilita muito o voo direto para São Paulo. Em menos de um ano fiz a rota 4 4 vezes ida e volta. Curitiba, Rio Branco AC, Lima peru e Itália.”

Tião Marreta

08 de fevereiro, 2025 | 13:04

“Por mim fechava e construía um Distrito Industrial ou um conjunto habitacional nos moldes minha casa minha vida.
Aeroporto aqui serve para nada. Questão de custo são mais barato ir para Confins ou Guarulhos, mesmo pagando passagens ou combustível em veículo particular.
Esse aeroporto é uma farsa.”

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