07 de fevereiro, de 2025 | 09:43

Caminhoneiro dirigindo por 32 horas, das últimas 36, é flagrado pela PRF na BR-116

O motorista conduzia um Mercedes-Benz e transportava uma carga viva de cabritos, de Pernambuco, para o Rio de Janeiro

Na manhã desta sexta (7), durante a “Operação Desacelera 2025”, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um caminhoneiro que dirigia por 32 horas seguidas, contando o período das últimas 36 horas. O flagrante ocorreu na BR-116, em Caratinga. O motorista, que dirigia um Mercedes-Benz com uma carga de caprinos de Surubim (PE) para o Rio de Janeiro (RJ), foi autuado por diversas infrações.
Reprodução de vídeo
O tacógrafo mostra que caminhoneiro estava dirigindo há 32 horas sem parar, levando carga de Pernambuco para o Rio de Janeiro O tacógrafo mostra que caminhoneiro estava dirigindo há 32 horas sem parar, levando carga de Pernambuco para o Rio de Janeiro


O caminhoneiro descumpriu a Lei do Descanso, que determina o tempo mínimo de parada para motoristas profissionais. Além disso, o veículo apresentava sistema de iluminação alterado, falta de equipamento obrigatório e equipamento em desacordo com as normas.

"A viagem de Surubim (PE) até o Rio de Janeiro (RJ) tem cerca de 2.300 km de distância. Dirigir por longos períodos sem descanso coloca em risco a vida do motorista e de outros usuários da rodovia. A PRF alerta para a importância de respeitar a legislação de trânsito e garantir a segurança nas estradas", alerta nota divulgada pela PRF.

O caminhoneiro foi autuado pelas infrações observadas e precisará cumprir o tempo de descanso por onze horas ininterruptas.

O que diz a legislação:

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece os períodos mínimos de descanso para motoristas de veículos de carga:

-Descanso por período de, no mínimo, onze horas a cada vinte e quatro horas.

-Intervalo de, no mínimo, trinta minutos a cada cinco horas e meia de viagem.

Essa é a segunda ocorrência desta natureza, no mesmo trecho da BR-116. Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, no dia 4/2 um motociclista viu um caminhoneiro conduzindo um Scania, tracionando uma carreta-baú refrigerada, trafegando de forma perigosa pela BR-116 em Ubaporanga e acionou a Polícia Rodoviária Federal, cujo posto fica logo à frente.

O condutor foi parado em frente a Delegacia da PC em Caratinga e foram constatadas diversas irregularidades. O veículo foi levado de volta para o posto da PRF. Quando o caminhão parou, caiu a barra de direção do Scania. "Se tivesse seguido viagem poderia ter ocorrido uma tragédia com essa falha", alertou um policial rodoviário.
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Comentários

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Fabricio

09 de fevereiro, 2025 | 17:56

“Mas uma carga viva igual a esse caso, o animais vão ficar presos no sol sem comida sem água sem sombra esperando a tal 11 horas de descanso, sem não tem estrutura tem que parar de cobrar uma lei dessas.”

Saw

08 de fevereiro, 2025 | 12:31

“Nos posto não pode para se não abastece,
Rodovia sem acostamento!
Parar no pedágio é infração "já levei multa"

Vamos descansar onde!?”

Osmarpassos

08 de fevereiro, 2025 | 07:19

“O problema é que estão colocando todos os profissionais no mesmo pacote,por causa de quem anda drogado e desrespeitando as leis,mas isso deveria ser revisto,pois a grande maioria procura trabalhar certo, só temos que ter condições adequada a situação.
Não concordo que a saída seja ficar parado por onze horas,tendo em vista que esse período ocioso o motorista vai procurar outra coisa pra fazer,ex(beber,drogar,prostituir...),e no final vamos ter um efeito colateral, resolvendo no papel (disco de tacógrafo),mas não resolvendo de forma a evitar acidente.”

Paulo

07 de fevereiro, 2025 | 18:41

“Tenhe quê punir transportadora patrão, e quê a polícia federal esteja mais presente nas rodovias, aki no nordeste n? tenhe policiamento”

Justo

07 de fevereiro, 2025 | 17:03

“Se parar o banco toma se correr a polícia prende, trabalhei 35 anos só no galope de são Paulo para as capitais do nordeste só depois que a gente para é que pensa nos perigos que corria”

Tião Marreta

07 de fevereiro, 2025 | 12:25

“Infelizmente são situações difíceis, nada justifica, mas com o custo de vida alto e o diesel só subindo, o pai de família se arrisca e põe a vida do outro em risco para levar o pão de cada dia.
Do outro lado pode ser que a chibata do patrão e a pressão para garantir seu emprego e levar o alimento também pesa.
Deve-se também punir o patrão caso o motorista tenha sido submetido a isso por pressão. No mais os políticos fazendo acordos, o povo dividido por causa de dois fanfarrão e o Brasil declinando.”

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